Guarda Municipal auxilia equipe de endemias no combate à dengue
Dezenas de focos do mosquito foram encontrados em imóvel abandonado. Dois caminhões de lixo foram retirados do local

A Prefeitura de Londrina, através da Secretaria Municipal de Defesa Social e da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã da quinta-feira uma ação de limpeza em uma casa em estado de abandono, localizada na Rua Açungui, Vila Nova. A equipe da Guarda Municipal Urbana Comunitária (GMUC) foi acionada para prestar apoio às equipes dos agentes de endemias. A informação era de que eles estavam sendo impedidos, por pessoas em situação de rua, de realizarem o serviço de fiscalização.

Os guardas municipais foram até o local e acompanharam o trabalho dos agentes da saúde. Diversos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, foram identificados. Informações da inspetoria da Guarda Municipal apontam que a central já recebeu várias denúncias de que o local funciona como esconderijo para criminosos. Em oportunidades anteriores a GM já fez encaminhamentos de pessoas por tráfico, posse de drogas e mandados de prisão em aberto no mesmo local.
Para o inspetor da guarda, Eliel Costa, o trabalho de apoio às secretarias municipais faz parte do cotidiano e por conta da cidade estar mobilizada em campanha contra dengue, o serviço vai continuar. “Sempre apoiamos os servidores de endemias, na garantia dos acessos às casas nas quais moradores tentam impedir a fiscalização e o serviço de limpeza. Inclusive em locais de riscos como imóveis abandonados ou terrenos em áreas críticas. Nosso objetivo é a garantia da ordem pública e do bem-estar coletivo. Vale lembrar que trabalhamos diuturnamente através das equipes do patrulhamento preventivo da Guarda Municipal na fiscalização e no cuidado para com as praças, parques e prédios públicos, contribuindo para a campanha “Londrina Unida Contra a Dengue”, explicou.
A Secretaria Municipal de Defesa Social, além do apoio ao trabalho da Saúde, vai enviar um ofício para que sejam tomadas providências junto ao proprietário do imóvel por parte da secretaria responsável. Em caso de necessidade de apoio em alguma situação de recusa ou impedimento do trabalho dos agentes municipais, a central 153 da Guarda Municipal atende 24 horas.
Texto: Bruno Amaral/Defesa Social