Assistência Social promove capacitação para servidores
Estarão presentes cerca de 180 trabalhadores que atuam nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Na próxima segunda (3) e terça-feira (4), das 8h30 às 16h30, a Secretaria Municipal de Assistência Social vai promover a primeira formação de 2020 para cerca de 180 servidores que atuam nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. A atividade acontecerá no auditório da UniCesumar Londrina, na Avenida Santa Mônica, 450, Franca.
Os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos são ofertados pela Política de Assistência Social às crianças e adolescentes em situação de desproteção social, em unidades distribuídas em todas as regiões do município, incluindo a zona rural.
A partir de percursos socioeducativos, esses serviços buscam desenvolver o sentimento de pertencimento e de identidade, fortalecer vínculos familiares, e incentivar a socialização, a convivência comunitária e a participação cidadã, estimulando e orientando os usuários na construção e reconstrução de suas histórias. Atualmente, são atendidos cerca de 3.600 crianças e adolescentes, divididos na modalidade 1 (de 6 a 13 anos) e 2 (de 14 a 17 anos).
O objetivo da formação é trazer aos participantes reflexões sobre a Política de Assistência Social, a Educação Social na perspectiva do Serviço de Convivência, além de apresentar metodologias inovadoras como forma de repensarem suas práticas e adquirirem novas metodologias de intervenção com o público atendido. Também haverá momentos para partilha de percursos socioeducativos, desenvolvidos pelos educadores junto às crianças e adolescentes.
A atividade faz parte de um cronograma de Educação Permanente elaborado pela Secretaria de Assistência Social em parceria com a Comissão dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, a partir das demandas apresentadas pelas equipes dos referidos serviços. Estes momentos formativos são de extrema importância para a qualificação e valorização dos trabalhadores, que diariamente se dedicam à proteção integral das crianças e adolescentes.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas no 3378-0024, com Daniele Tristão.