Palestra sobre audiologia abre programação do Grupo de Convivência dos CCIs
A atividade está prevista para acontecer nos três Centros de Convivência da Pessoa Idosa, nas regiões leste, oeste e norte de Londrina
A Secretaria Municipal do Idoso (SMI), por meio dos Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCIs), irá promover, na próxima semana, as primeiras atividades de 2020 para suas turmas do Grupo de Convivência Qualidade de Vida e Cidadania. Nesta oportunidade estão previstas palestras sobre audiologia, que serão ministradas pela fonoaudióloga, Andrea Bachega, em todos os CCIs.
Na segunda-feira (10), às 14 horas, no CCI Leste (Rua Gabriel Matokanovic, 260, Jardim da Luz), o primeiro evento irá se concentrar num debate sobre a necessidade de cuidar da audição, além de abordar quais os sintomas que dão indícios de déficits auditivos. “Quero realizar uma conversa de forma que eles entendam o conteúdo. O foco será tratar como é a audição normal, e o que podemos observar no dia a dia para constatar se há um déficit neste sentido. Vou interagir com eles, fazer perguntas e comentar sintomas. No fim da apresentação, preparei um vídeo para mostrar o porquê é importante cuidar da audição. Quanto antes as pessoas perceberem que há uma perda auditiva, mais fácil é o tratamento”, afirmou Bachega.
No CCI Oeste (Rua Serra Pedra Selada, 111, Jardim Bandeirantes) a mesma palestra irá ocorrer na quinta-feira (13), também às 14 horas. Já no CCI Norte (Rua Luiz Brugin, 570, Conjunto Maria Cecília) o evento acontece na sexta-feira (14), às 9h30. Voltado a pessoas com idade igual ou acima de 60 anos, os interessados podem participar de qualquer uma das palestras sem a necessidade de realizar inscrição prévia.
O Grupo de Convivência Qualidade de Vida e Cidadania é uma iniciativa dos CCIs para incentivar a participação dos idosos em diversas atividades educativas. Toda semana o CCI recebe um palestrante diferente para abordar temas pertinentes a este público. A gerente de articulação comunitária da SMI, Rosely Sonoda Gomes, explicou os benefícios do grupo. “São momentos de interação que possibilitam aos participantes trocarem conhecimento, receberem informações e conhecerem seus direitos. Os temas abordados contemplam diversas áreas e buscam contribuir para a qualidade de vida da pessoa idosa”, contou.
Outras informações podem ser obtidas com a gerente de articulação comunitária da Secretaria Municipal do Idoso (SMI), Rosely Sonoda Gomes, através do número 3375-0334.
Texto: Pedro Nunes sob supervisão dos jornalistas do N.Com




