Cidade
UTFPR abre inscrições para cursos de graduação
Está sendo ofertado 84 vagas, sendo 40 para o curso de Tecnologia de Alimentos e 44 para o de Engenharia Ambiental; inscrições vão até 3 de fevereiro
A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Londrina, está realizando as inscrições para os cursos de graduação da instituição. São 84 vagas, sendo 40 para o curso de Tecnologia em Alimentos, ofertado no período noturno, e 44 para Engenharia Ambiental, ofertado em período integral (manhã e tarde).
A UTFPR é uma instituição que aderiu ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Ministério da Educação (MEC) e por isso critério para ingressar na universidade é a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009.
O processo seletivo por meio do SiSU será realizado em três etapas. A primeira teve início na manhã de 29 de janeiro e se encerra às 23h59min do dia 3 de fevereiro. No dia 5, será conhecido o resultado e a matrícula poderá ser feita entre os dias 8 e 12 de fevereiro.
Na segunda etapa, os candidatos às vagas remanescentes se inscreverão entre os dias 15 e 20 de fevereiro, conhecerão o resultado no dia 22 e os aprovados poderão se matricular entre os dias 23 e 26 de fevereiro. Há ainda uma etapa suplementar, para preenchimento de vagas remanescentes, com inscrições de 1º a 3 de março, resultado no dia 5 e matrícula entre os dias 9 e 12 de março.
“As etapas fazem parte de um método de seleção desenvolvido pelo MEC. Ou seja, no caso da UTFPR, a segunda etapa apenas acontecerá caso sobrem vagas nos cursos que oferecemos, Engenharia Ambiental e Tecnologia de Alimentos. Porém, é importante ressaltar que o método utilizado pela universidade foi desenvolvido pelo MEC’’ , explicou a diretora de graduação e educação profissional da UTFPR, Janete Hruschka.
Ela ainda detalhou como o candidato poderá efetuar a inscrição. “É necessário apenas que o aluno esteja munido do número de inscrição pelo qual realizou a prova do Enem, como também é válido utilizar seu CPF e a senha. Agora, no caso da efetivação da matrícula é necessário que o candidato apresente toda a documentação necessária’’ , detalhou a diretora.
A cada etapa, o candidato poderá se inscrever em uma opção de curso e instituição e o sistema selecionará automaticamente os candidatos com melhor classificação em cada curso, de acordo com as suas respectivas notas e o número de vagas disponíveis. Os alunos selecionados pelo sistema terão um prazo para a confirmação da matrícula na instituição. As vagas eventualmente não ocupadas são disponibilizadas na etapa seguinte.
Para se inscrever, o candidato deve ir ao portal http://sisu.mec.gov.br e acessar o sistema informando o seu número de inscrição no Enem e sua senha de acesso. Caso o aluno não se recorde de sua senha, o sistema permitirá que a recupere. A partir dessa informação, o sistema importará os dados informados na inscrição ao exame e a nota obtida pelo candidato. Para consultar as vagas disponíveis, basta acessar o menu “Vagas” ou pesquisar pelo campo de busca do portal.
(Londrina, 30 de janeiro de 2010)