Cidadão

Vigilância Sanitária intensifica ações contra a dengue

Aplicação do fumacê nos locais notificados, visita dos agentes da saúde às casas da cidade e palestras educativas sobre a doença são algumas das medidas desenvolvidas


O primeiro Levantamento do índice Rápido do Aedes Aegypti (Lira) de 2010, que foi realizado entre os dias 11 e 15 de janeiro, apontou que Londrina registra um índice de 4,5% do índice do mosquito da dengue. Em virtude deste resultado, a Secretaria de Saúde promoveu uma intensificação de ações no combate ao Aedes Aegypti.
“Estamos desenvolvendo algumas medidas, como a aplicação do fumacê, por exemplo. Este serviço acontece em todos os locais que foram notificados os casos de dengue. Atualmente estamos atendendo os jardins Panissa, Guanabara, Marabá, Tókio, Lindóia, Maria Cecília e Vivi Xavier, além da região central. O fumacê serve apenas para combater os mosquitos em fase adulta’’ explicou o diretor da Vigilância Sanitária, João Martins.
Segundo ele, os agentes de saúde têm visitado as casas da cidade, orientando os moradores sobre quais recomendações devem ser feitas para eliminar a dengue. “O trabalho realizado por estes profissionais é de combater a fase primária do mosquito, além de conscientizar a população”, ressaltou o diretor. Ele lembrou ainda que no ano passado, os agentes realizaram cinco visitas em cada casa de Londrina. O número é maior do que 2008, quando foram visitadas cada casa, quatro vezes.
João Martins destacou ainda o trabalho educativo que vêm sendo executado em diversos setores do município. “Temos duas equipes que fazem esse serviço, baseado em palestras que orientam a sociedade sobre o risco da doença. Por exemplo, há um ferro-velho na cidade que há dois anos não apresenta nenhum foco do mosquito, fruto do trabalho educativo que estamos realizando. Isso é uma prova de que o resultado obtido tem sido positivo” disse.
A reunião do Comitê Municipal Contra a Dengue, ocorrida no dia 26 de janeiro, também foi comentada pelo diretor. “Nosso papel neste momento está sendo distribuir vários ofícios para igrejas, imobiliárias, veículos de comunicação, universidades, etc. , que estiveram presentes na última reunião do comitê. Esses ofícios contém panfletos e cartazes que dão recomendações básicas para o combate efetivo ao mosquito da dengue. Ou seja, objetivo é atingir todos os setores da comunidade” , finalizou João Martins.
ACESF
Entre as ações de intensificação no combate ao mosquito da dengue na cidade, nesta segunda-feira (dia 1º), a Saúde realizou um treinamento educativo para os funcionários da Acesf que trabalham no cemitério Jardim da Saudade, na região norte de Londrina. “Orientações básicas para eliminar o mosquito serão repassadas aos profissionais, como não encher de água um vaso de flores que alguma pessoa leve ao cemitério, por exemplo. Ou seja, pequenos cuidados que devem ser tomados pela população” , declarou o diretor da Vigilância Sanitária, João Martins.
(Londrina, 01 de fevereiro de 2010)
 
 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos