Cidadão

Secretaria de Saúde promove mutirão contra dengue

Agajan Der Bedrossian divulgou hoje (dia 26) as medidas adotadas pela prefeitura para evitar epidemia de dengue em Londrina; cidade tem 44 casos confirmados e 750 suspeitos


f4f19e70e89306bf6750eb62f5a0b5f4A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou hoje (dia 26) a realização de um mutirão contra o Aedes Aegypti, nos dias 5 e 6 de março. A ação deve evolver mais de duas mil pessoas que vão vistoriar casas e terrenos em toda a cidade, recolher o lixo que pode ser foco de proliferação do mosquito e conscientizar a população para a prevenção da dengue.
O secretário municipal da Saúde, Agajan Der Bedrossian, falou que a comissão organizadora do mutirão engloba diferentes setores da prefeitura. Ele disse ainda que está sendo avaliado o investimento necessário, como a contratação de médicos, enfermeiros e compra de medicamentos, caso aumente os índices de infectados na cidade.
Atualmente, Londrina tem 44 casos confirmados de dengue (sendo 15 importados), 750 casos suspeitos e uma morte. Esses números devem ser atualizados hoje, às 17h00, com a divulgação de um novo boletim pela SMS. “Estamos vivendo ume pré epidemia, e devemos controlar o número de contágio”, salientou o secretário.
Os serviços de saúde públicos e privados vão receber cartazes explicativos que classificam em quatro categorias os riscos dos infectados. Os centros educacionais também devem receber impressos educativos e orientações dos técnicos de saúde.
As entidades civis e organizadas que queiram participar do mutirão podem entrar em contato com a SMS, pelo telefone 3376-1942.
Dengue
O Aedes Aegypti é o mosquito transmissor da dengue que se reproduz em água parada e pode levar o infectado à morte. Caso o indivíduo apresente sintomas como febre alta, dor de cabeça, manchas vermelhas pelo corpo, dor nos ossos e articulações, deve procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima.
No caso de quem já tem a suspeita, deve ficar atendo às dores abdominais, vômito e sangramento, o que indica agravamento no quadro. Em qualquer caso, a pessoa não deve se automedicar, pois um simples remédio pode provocar hemorragia interna.
(Londrina, 26 de fevereiro de 2010)
Foto:Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos