Destaques

Sábado de carnaval também é dia de combater a dengue

Mais de cem trabalhadores atuarão no mutirão com caminhões e maquinário para a remoção dos descartes

A região norte de Londrina continua recebendo as ações do Londrina Unida Contra a Dengue e do programa Bota Fora. Neste sábado (22), a partir das 8h, o mutirão vai atender cerca de 50 quarteirões e mais de 1.900 imóveis com a coleta e retirada de resíduos e materiais descartados pelos moradores do Conjunto Luiz de Sá, com abrangência desde a Rua Guilhermina Lahmann (Aquiles Stenghel) até a Avenida Gines Parra (Maria Cecília). O ponto de concentração será na Unidade Básica de Saúde (UBS) Prof. Maria Anideje de Mello, que fica na Rua Vergílio Perin, 815.

Foto: CMTU / Arquivo

Mais de 100 trabalhadores, de várias secretarias e órgãos municipais, estarão mobilizados na ação para, mais uma vez, auxiliar a população de Londrina para que façam a limpeza correta de quintais e descarte adequado de lixo, fortalecendo o combate ao mosquito Aedes aegypti. O objetivo é promover a retirada de objetos e rejeitos que possam acumular água e se tornar criadouros do vetor. Os moradores poderão se desfazer de móveis velhos, entulhos, plásticos, produtos eletroeletrônicos que não funcionam, aparelhos da linha branca, louças sanitárias, entre outros. A atuação contempla imóveis em geral, casas, escolas, comércios, praças e matas.

Do efetivo mobilizado para a ação, são cerca de 30 agentes de endemias, da Secretaria Municipal de Saúde, que, durante esta sexta-feira (21), já orientou os moradores do bairro a respeito do “Bota Fora”e distribuíram sacos de lixo. Aproximadamente 40 servidores são da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), que trabalhará na retirada de materiais atuando com oito caminhões e outros maquinários, como retroescavadeiras e pás carregadeiras.

A estrutura ainda contará com mais oito caminhões, cedidos pelas secretarias de Obras e Pavimentação, Assistência Social e Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA). Outras pastas que integram a ação do Bota Fora são a ACESF, COHAB, Fundação de Esportes de Londrina (FEL) e a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, destacou que a operação do Bota Fora, em pleno sábado de Carnaval, reforça a importância da iniciativa da Prefeitura no combate à dengue. “Trata-se de uma ação fundamental para chamar a atenção e conscientizar a comunidade, que precisa saber que seu papel é determinante para evitar a proliferação do Aedes aegypti, levando em conta o alto número de casos notificados de dengue no município. Com a continuidade dos trabalhos na zona norte, a intenção é percorrer a maior quantidade de locais, uma vez que esta região é onde temos identificado mais casos notificados e confirmados de dengue. Todo e qualquer objeto inservível deve ser descartado e recolhido corretamente dos imóveis”, comentou.

Conforme dados da CMTU, cada edição do Bota Fora tem gerado a retirada de cerca de 50 a 60 caminhões de lixo. As ações no Conjunto Luiz de Sá começam neste sábado (22), mas prosseguem na semana seguinte até atender toda a área prevista do bairro. Uma das recomendações aos moradores dos bairros atendidos pelo programa é que coloquem os materiais em frente às residências dentro do horário informado previamente, para que as equipes do Município não tenham que retornar a ruas e avenidas apenas para retirar os descartes de alguns poucos imóveis, o que provoca atrasos e atrapalha o cronograma estabelecido.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a CMTU, pelo telefone 3379-7905 (falar com Cristiano – assessor técnico da Diretoria de Operação)

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos