Cidadão

Guaravera vai receber academia ao ar livre em março

A unidade será a primeira entre os distritos; também serão implantadas mais quatro novas academias para a população londrinense


A Secretaria Municipal do Idoso vai instalar uma academia ao ar livre no distrito de Guaravera e  implantar  mais quatro academias ao ar livre no município. A aquisição dos equipamentos é feita por meio de parcerias entre a prefeitura de Londrina e empresas privadas da região. O objetivo do trabalho é incentivar a prática de esportes e hábitos saudáveis na população.
A secretária municipal do Idoso, Liz Clara Ribeiro, informou que a inauguração está prevista para o dia 15 de março e que a unidade de Guaravera será a primeira academia ao ar livre nos distritos da região. Vão ser instalados dez aparelhos de aço carbono, que é mais resistente às variações climáticas. Entre eles estão alongadores, simuladores de caminhada e de cavalgada, esqui, multi-exercitador, além de aparelhos de remada sentada, de pressão de pernas, de rotação dupla diagonal e vertical e surf, os quais visam o fortalecimento muscular e flexibilidade.
Liz disse ainda que na praça Nishinomiya, no Aeroporto, região leste, deve ser instalada uma academia diferenciada, com seis aparelhos a mais do que o normal. “Serão três aparelhos para cadeirantes e três para crianças”, explicou. Segundo a secretária, o local é amplo, o que possibilita a inclusão desses equipamentos. Estão previstos ainda a criação de academias ao ar livre na barragem do Lago Igapó I, no aterro do Lago Igapó II e no distrito de São Luiz.
De acordo com Liz, o espaço proporciona a interação entre várias gerações, já que o local não é exclusivo para idosos. “É um exercício para a mente também, pois os idosos saem de casa, conhecem novas pessoas e se envolvem com novos grupos, das mais diferentes idades”, salientou.
As quatro academias a serem instaladas são frutos das parcerias entre a prefeitura e as empresas Milenia Agrociências S/A e Artenge Construções.
População
A secretária do Idoso, Liz Clara, informou que Londrina tem 61.822 idosos, o que representa 12% da população da cidade. Este índice tende a ser cada vez maior, devido ao aumento na expectativa de vida dos brasileiros, que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), hoje é de 72,7 anos. “Com isso, as diferentes diretrizes governamentais devem desenvolver ações de políticas públicas para proporcionar melhor qualidade de vida aos idosos, pois não basta viver bastante, temos que viver bem”, salientou a secretária.
(Londrina, 3 de março de 2010)
 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos