Cidade

Palestras em escolas, oficinas e cursos marcam Mês da Mulher

Serão diferentes atividades em diversos locais da cidade, como o CRAS Norte A, escola municipal e Casa da Mulher

Começaram ontem (2), as atividades alusivas ao mês da mulher e para marcar a primeira semana de março estão programadas várias ações. Entre elas, há  palestras do Projeto Lei Maria da Penha vai às Escolas, Feira da Mulher Artesã, capacitação e os relatos sobre a experiência de Londrina na formação da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar.

Nesta quarta-feira (4), a advogada da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), Liange Hiroe Doy, ministrará uma palestra sobre a Lei Maria da Penha e a violência doméstica e familiar. Ela abordará os diferentes tipos de violência (física, psicológica, sexual, moral e patrimonial), os direitos da mulher, a igualdade de gênero, e as consequências desse crime para os agressores. A palestra será no Centro de Referência de Assistência Social Norte A (CRAS Norte A), que fica na Rua Julieta Leite de Carvalho, 65, no Conjunto Habitacional José Giordano.

No período da tarde, das 14h às 17h, as mulheres acima de 18 anos poderão participar da oficina de automaquiagem e cuidados com a pele. A ministrante será a maquiadora Patrícia Akaho. Durante o curso, a profissional demonstrará como deve ser feita a hidratação e higienização adequadas para cada tipo de pele, assim como indicação de produtos que podem ajudar e técnicas básicas de maquiagem para o dia a dia.
Já na quinta-feira (5), às 8h, haverá uma palestra sobre Violência Doméstica e Familiar contra a mulher e os serviços ofertados na rede de enfrentamento à violência. O encontro será na Escola Municipal América Sabino Coimbra, que fica na Rua Zacarias de Góes, 98, no Jardim Paulista. Ele tornará a acontecer no mesmo dia, no período da tarde, às 13h e às 16h, na mesma unidade escolar.

A ação integra o Projeto Maria da Penha vai às Escolas, que visa educar para prevenir e coibir a violência doméstica e familiar. Para isso, a psicóloga da Gerência de Apoio à Mulher em Situação de Violência, da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), Mirtes Viviani Menezes, e a diretora de enfrentamento à violência contra a mulher da mesma pasta, Karen Bettina Ikeda de Ortiz, conversam com os alunos e professores sobre o assunto.

Entre os tópicos abordados estão orientações sobre o que é violência, quais são os tipos de agressão e comportamento violento, tanto na área física quanto na moral, psicológica, sexual ou patrimonial, como identificar essas situações, como agir diante das mesmas, onde denunciar e procurar ajuda e apoio, entre outras questões relevantes.

De acordo com a psicóloga da SMPM é necessário conversar com os jovens e adolescentes sobre o assunto, pois ainda existe muito desconhecimento sobre como se identificar a violência doméstica e familiar, visto que ela é silenciosa. “Conversamos sobre isso para que eles consigam identificar a violência e o abuso, pois eles vão se mantendo de forma sutil e silenciosa, em que as vítimas não percebem os sinais. Uma vez que a vítima identifica a violência, ela precisa saber onde procurar ajuda e, por isso, sempre apresentamos todos os serviços ofertados pela rede de apoio”, disse Menezes.

Ainda na quinta-feira (5), às 9 horas, a advogada da SMPM, Liange Hiroe Doy, fará uma palestra sobre a violência doméstica e familiar, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS Oeste B), localizado na Rua Ângelo Gaioto, s/n, Praça Céu. Às 10h30, as mulheres com mais de 18 anos, que preferencialmente estão vivenciando situação de vulnerabilidade poderão aprender os movimentos da tradicional Dança do Ventre e de consciência corporal. A atividade física será na Casa da Mulher, na Rua Valparaíso, 189, esquina com a Avenida Higienópolis, Parque Guanabara.

No período da tarde, das 14h às 15h, as interessadas estão convidadas a realizar atividade funcional e alongamento ministrada pela Fundação de Esportes de Londrina (FEL), na sede da Casa da Mulher (endereço acima). As inscrições podem ser feitas pelo 3378-0111. Na sequência, o espaço destinado à educação e bem-estar das mulheres ofertará aula de pilates, yoga e ginástica Íntima, com a instrutora e fisioterapeuta, Ione Bertoncello.

Na sexta-feira (6), às 8h30, Mirtes Menezes, vai até a sede da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), que fica na Avenida JK, 1.213. Ela levará mais informações sobre as políticas públicas para as mulheres como forma de empoderamento. No mesmo horário, Sueli Galhardi e Ana Paula Galdin Ramos, ambas da SMPM, apresentarão a experiência bem-sucedida da implantação da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica, Familiar e Sexual em Londrina. Para isso, elas vão até a cidade de Ibiporã (PR).

Ainda na sexta, às 10h30 e às 14h, Liange Hiroe Doy e a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Nádia Oliveira de Moura, vão falar sobre a Lei Maria da Penha e a violência contra a mulher para os alunos e professores da Escola Municipal Odésio Franciscon, Rua Osmy Muniz, 750, Conjunto Prof. Hilda Mandarino.

Às 12h30, as servidoras municipais da Prefeitura de Londrina terão um encontro no auditório da sede administrativa juntamente com a Secretaria de Recursos Humanos. Às 14 horas, a Casa da Mulher ensinará as interessadas as técnicas de Patchwork para fazerem porta-panela. No decorrer da semana, até o dia 14 de março, acontecerá também a Feira Arte Mulher no Calçadão de Londrina.

No sábado (6), das 16h às 21h, terá a Feira na Praça – Movimento de Economia Criativa, na Praça do Jardim Guanabara. Esta conta com 124 famílias participantes, sendo 110 mulheres. Haverá atrações culturais e artísticas, como dança e música, e um espaço para alimentação com produtos naturais.

Outras informações podem ser obtidas com a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Nádia Oliveira de Moura, pelo 3378-0119 ou 3378-0114.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos