Cidadão

Produtores culturais buscam financiamento com Imposto de Renda

Projeto deve atrair novos patrocínios de empresas e pessoas físicas para festivais e programas culturais do município através da doação por renúncia fiscal do IR


Foi lançada hoje (17), pela manhã, a campanha “Leãozinho Cultura: O imposto que você paga em Londrina, deve ficar em Londrina”, que visa atrair mais patrocinadores para os projetos culturais da cidade, através da doação por renúncia fiscal do Imposto de Renda (IR) anual de pessoas físicas e jurídicas. As empresas de toda a região podem fazer o investimento de 4% do seu IR, e pessoas comuns, podem doar 6%.
Esses valores vão se somar aos investimentos na ordem de R$ 750 mil da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo a Cultura (Promic) para festivais em 2010. A diretora de Incentivo à Cultura, Solange Batigliana, explicou que a previsão até o momento é de que este dinheiro seja dividido nos festivais Literário de Londrina-Londrix, de Dança e Demo Sul de Música Independente, FML e Filo. “A Prefeitura estará investindo ainda outros R$ 950 mil em projetos independentes”, comentou.
Projetos como o Festival Internacional de Londrina (FILO), Festival de Dança e de Música, agitam também a economia local. No caso do Festival de Música, na última edição, segundo os organizadores em 15 dias, movimentaram cerca de R$ 1 milhão, através de comércio, hotelaria, alimentação, prestação de serviços e transporte. “Todos os projetos culturais trazem também um valor econômico para Londrina”, concluiu a presidente da Associação de Amigos do Festival de Música de Londrina, Maria do Carmo Sucupira Duarte. Isso demonstra que os investimentos financeiros nas manifestações culturais da cidade trazem benefícios para todos os moradores de Londrina, direta ou indiretamente.
Maria do Carmo Duarte explicou que todos os projetos do município aprovados pelo Ministério da Cultura podem receber doações. “É necessário que o empresário ou pessoa física escolha qual programa que ele pretende beneficiar”, salientou. Para isso, está sendo desenvolvido um site onde constam todos os desígnios, com o cronograma, ficha técnica e contato, para que os interessados conheçam os projetos a serem investidos.
Após feita a escolha, deve ser efetuado o depósito da doação. O projeto beneficiado vai emitir um recibo impresso, entregando uma via para o investidor, que deve anexar aos documentos de declaração do IR e uma outra, será enviada ao ministério da Cultura. No ano de declaração, a Receita Federal vai analisar a documentação entregue e fará a renúncia fiscal do IR destinado.
Em contrapartida, as empresas vão receber um marketing cultural, e ter suas marcas associadas às manifestações importantes na cidade, gerando mídia espontânea. Em Londrina, há um grande potencial empresarial financeiro que podem ser destinados à cultura.
(Londrina, 17 de março de 2010)

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