Projeto Ecocidadão nas Escolas faz aula prática sobre a água
Encontro deve reunir cerca de 40 alunos da Escola Municipal Norman Prochet, na tarde desta quinta-feira (12)

Estudantes da Escola Municipal Norman Prochet vão participar, nesta quinta-feira (12), das 13h30 às 14h30, do projeto Ecocidadão nas Escolas. Coordenado pela Gerência de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA), o trabalho promove informação sobre temas ambientais, esclarecendo os estudantes a respeito da legislação, práticas e demais tópicos dentro de cada tema. E, para o encontro desta quinta-feira (12), o assunto será a água. Devem participar cerca de 40 alunos das turmas do 4° ano, da unidade escolar, localizada na Rua Sucre, 64, no Jardim Guanabara.
De acordo com o biólogo e professor da Gerência de Educação Ambiental, Jorge Akira Oyama, o Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março, o que motivou a escolha do tema. “Será uma aula prática, abordando várias questões referentes à água, suas características, e mostrando também as muitas formas de poluição que estão degradando esse elemento tão importante”, comentou.
Com vários materiais à disposição, incluindo aquário, terra, areia, molho de soja e folhas secas, o professor pretende ilustrar para os alunos os impactos que tantas substâncias podem causar na água, esteja ela em rios, mares ou lençóis freáticos. “Vamos representar os resíduos, como petróleo, que são despejados na água, e expor os problemas causados pelo assoreamento. Antigamente, a sociedade não tinha consciência da importância de preservar a água, como temos hoje, porém o desmatamento próximo aos pontos de água era menor também. Isso mostra como a vegetação pode auxiliar na preservação da água”, detalhou.
Além da água, Oyama citou que os estudantes serão informados de que a poluição reduz o nível de oxigênio da água. “E isso prejudica aos animais aquáticos, como os peixes, e pode afetar todo um ecossistema”, alertou.
Na próxima quarta-feira (18), o projeto Ecocidadão estará no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) da região leste. Na ocasião, o tema do encontro será compostagem.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o professor da Gerência de Educação Ambiental da SEMA, Jorge Akira Oyama, pelos telefones 3372-4769 ou 3372-4768.