Direitos das Mulheres é tema de debate com jovens e adultos
Atividades integram o calendário do Mês da Mulher, organizado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres

Para levar cada vez mais informações à população sobre os direitos das mulheres, a Lei Maria da Penha e os relacionamentos abusivos, durante o mês de março, as profissionais da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) estão conversando com jovens e adultos de escolas, centros de formação técnica e da rede de serviços do município.
Na tarde desta quinta-feira (12), a partir das 15 horas, ocorre palestras com os adolescentes matriculados no Escola Profissional e Social (Epesmel) sobre os relacionamentos abusivos e a Lei Maria da Penha. Durante a conversa, a diretora de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, Karen Bettina Ikeda de Ortiz, e a psicóloga da Gerência de Apoio à Mulher em Situação de Violência, da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), Mirtes Viviani Menezes, apresentarão os tipos de violência contra a mulher e em que lugar as pessoas encontram apoio e ajuda para as vítimas de violência. A atividade será na sede da Epesmel, que fica na Rua Angelina Ricci Vezozzo, 85, no Jardim Olga.
Além desses encontros, a assessora jurídica da SMPM, Liange Hiroe Doy, ministrará uma palestra sobre a Lei Maria da Penha e a violência doméstica e familiar. Ela abordará os diferentes tipos de violência (física, psicológica, sexual, moral e patrimonial), os direitos da mulher, a igualdade de gênero, e as consequências desse crime para os agressores. A palestra será no Centro de Referência de Assistência Social Rural (CRAS Rural), que fica na Rua Francisco Merighe, 89. Ali, estarão reunidos os profissionais que atuam no serviço de assistência social do Distrito de Guaravera.
Outros encontros como este foram realizados nos CRAS Norte A e Norte B, Oeste A e Oeste B. Além desses, na próxima segunda-feira (16), será a vez do CRAS Centro-A receber as orientações sobre os direitos das mulheres e a importunação sexual. Na quinta-feira (19), às 9 horas, será novamente no CRAS Rural, com os profissionais que atendem no Distrito de Paiquerê.
O objetivo dessas ações é mobilizar a população em geral sobre os direitos das mulheres e as novas leis para a proteção e o combate à violência doméstica e familiar. Essas palestras integram o Mês da Mulher, organizado pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM). Os interessados em saber mais sobre o assunto ou convidar as profissionais da SMPM para palestrarem podem entrar em contato com a Secretaria pelo (43) 3378-0113 ou pessoalmente na Rua Valparaíso, esquina com a Avenida Higienópolis, no Guanabara.
Outras informações podem ser obtidas com a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Nádia Oliveira de Moura, pelo 3378-0119.