Cidadão
Conselho promove debate das políticas públicas para mulheres
Pré-conferências em todas as regiões da cidade são preparatórias para a VI Conferência Municipal dos Direitos da Mulher, que define o trabalho da Secretaria pelos próximos dois anos
A participação direta das mulheres na discussão das políticas públicas voltadas ao gênero no Município é o principal objetivo das conferências preparatórias para a VI Conferência Municipal dos Direitos da Mulher que tem o tema A Mulher na Construção das Políticas Públicas: Mais Cidadania com Participação Social. A Conferência está marcada para os dias 16 e 17 de abril, mas, até lá, várias outras pré-conferências, divididas por microrregião, vão permitir uma ampla participação popular na sugestão e elaboração das diretrizes e prioridades políticas para os próximos dois anos.
A Conferência vai trabalhar com quatro sub-temas, para efeito de organização, mas é possível extrapolá-los, quando a necessidade se apresentar. Os temas são: enfrentamento de todas as formas de violência; saúde da mulher, direitos sexuais e reprodutivos; enfrentamento do racismo, sexismo e lesbofobia; e trabalho, educação e inclusão produtiva.
Já foram realizadas, no último sábado, pré-conferências nas regiões norte (incluindo os distritos de Warta e Heimtal), central e leste. Na manhã de ontem, os gestores municipais também se reuniram em pré-conferência. Hoje, é a vez dos sindicatos, que se reúnem no Sindicato dos Bancários, na avenida Rio de Janeiro, 854, a partir das 14h. As associações dos profissionais e instituições de ensino superior realizam pré-conferência hoje, a partir das 19h30, na Câmara Municipal (confira o calendário completo abaixo).
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Ana Maria Arenghi,disse que a importância da realização destas pré-conferências está na possibilidade de percepção real das necessidades das mulheres. “É a forma de colher na base da comunidade as demandas das mulheres enquanto seres integrais. As mulheres têm acesso não apenas às suas necessidades, mas também de sua família e filhos. O que for debatido nestas pré-conferências será sintetizado na Conferência Municipal, e então implementado nas políticas públicas do município”, explicou.
Alguns tópicos têm de ser constantemente renovados nesta discussão. “A violência contra a mulher, por exemplo, é um problema que nós não conseguimos dirimir. O tema está sempre voltando, e estamos abertos a propostas e sugestões”, declarou Ana Maria. A secretária municipal da Mulher, Sueli Galhardi, esclareceu que as resoluções da Conferência vão definir as ações da Secretaria. “Vamos adaptar o documento apresentado pelo Conselho para nosso planejamento de ações. A responsabilidade do poder público é gerir e executar as políticas para as mulheres. As pré-conferências dão a oportunidade de envolver a sociedade na construção destas políticas”, ressaltou.
Conselho
Além do debate sobre políticas públicas para mulheres, a VI Conferência Municipal de Direitos das Mulheres também vai compor o novo quadro do Conselho Municipal. O regulamento para a participação pode ser visualizado no link http://home.londrina.pr.gov.br/jornal_oficial/arquivos/jornal12366.pdf, ou na edição 1.234 do Jornal Oficial do Município, do dia 5 de março de 2010, a partir da página 12.
O Conselho é composto por representantes da sociedade civil e do poder público. No total, são eleitos 14 conselheiros da sociedade civil (com 14 suplentes), e outros 14 conselheiros do Poder Público (também com 14 suplentes), sendo uma cadeira titular e outra suplente reservada a um representante do Poder Legislativo. Nas secretarias municipais, os representantes são nomeados pelo chefe da pasta; na sociedade civil, são escolhidos entre os delegados enviados pelas entidades para a Conferência. Estes delegados são definidos nas pré-conferências.
No entanto, não é preciso ser eleito delegado para participar da Conferência. É possível comparecer e discutir os temas propostos como observador ou convidado. No dia 16 de abril, primeiro dia da Conferência, será realizada a abertura do evento, a partir das 19h, no auditório da Inesul, que fica na Avenida Duque de Caxias, 1.290. No dia 17, durante todo o dia, serão analisadas as propostas das pré-conferências, redigidas as resoluções e eleitos os representantes do Conselho, que atuarão pelos próximos dois anos.
Calendário das pré-conferências
Quarta-feira – 24 de março – 14h
SINDICATOS – Sindicato dos Bancários
19h30
ASSOC. PROFISSIONAIS E ENSINO SUPERIOR – Câmara Municipal
Sábado – 27 de março – 14h
OESTE Centro Comunitário do Jardim Bandeirantes
SUL 1 C. E. “Mábio Palhano” – Parque Ouro Branco
SUL 2 (Incluindo Selva e Maravilha) Biblioteca Virtual -Jardim Franciscato
RURAL 4 (Espírito Santo, Patrimônio Regina, São Luiz e Taquaruna) Centro Comunitário do Espírito Santo
Sábado -10 de abril 14h
RURAL 2 (Guaravera) Centro Comunitário de Guaravera
RURAL 3 (Paiquerê, Irerê e Guairacá) E. M. “Professora Aracy S. Santos” – Irerê
RURAL 1 (Lerroville) Paróquia Santa Isabel – Lerroville
(Londrina, 24 de março de 2010)




