Secretário de Saúde fala sobre o primeiro caso confirmado de Coronavírus
Trecho da entrevista de Felippe Machado sobre o primeiro caso confirmado em Londrina.

“O primeiro caso confirmado de Coronavirus em Londrina é de uma mulher de 52 anos, que está em isolamento e monitorada pela nossa equipe. Ela seguiu rigorosamente as orientações repassadas na Itália, onde esteve em férias, e optou pelo isolamento social, ficando longe dos filhos e optando por protocolos rigorosos. O marido – que a acompanhou a viagem e também se isolou – fez o teste, com resultado negativo.
Ela chegou da Itália no dia 9 de março e, já no dia seguinte, buscou atendimento no serviço privado antes da interligação de dados implantada com a rede pública. Ela continus limitando as atividades do dia a dia, em bom estado de saúde, quasd sem febre e bem alimentada.
Depois de apresentar positivo no laboratório privado, o resultado foi encaminhado ao Lacen (Laboratório Central, em Curitiba), que confirmou e validou o caso na terça-feira (17), seguindo o protocolo do Ministério da Saúde.
Vale ressaltar que ela e o marido seguiram rigorosamente as medidas de restrição domiciliar, e isso foi fundamental para que o caso esteja sob controle. Nem mesmo os filhos dela estão fazendo contato, apenas o marido.
Ela segue com sintomas leves e caminhando para completar 10 dias de isolamento. Até sábado (21), haverá nova coleta de sangue, para averiguar as condições clínicas da paciente.
Reforçamos que nada muda em nosso planejamento de contingência, tanto que o prefeito antecipou ações em vários setores, como Saúde, Educação, atendimento ao idoso e compra de material de limpeza e higienização. Claro que é importante a participação da comunidade: seguir a rotina mantendo distância de aglomerações o máximo possível, seguir com a higienização pessoal, o uso do álcool em gel, lavagem das mãos e, principalmente, não tomar atitudes a partir de informações falsas”.