Vacinação contra a gripe é antecipada por conta do coronavírus
Campanha inicia hoje e esta primeira etapa é voltada aos idosos e trabalhadores da saúde

O Ministério da Saúde (MS) antecipou a Campanha de Vacinação Contra a Gripe, prevista inicialmente para abril, devido à pandemia do novo coronavírus. Nesta primeira etapa, iniciada a partir de hoje (23), os públicos prioritários são idosos e trabalhadores da saúde. Em Londrina, a etapa inicial vai até sexta-feira (27) e é direcionada para idosos a partir de 80 anos, que totalizam cerca de 11 mil pessoas no município, e acamados acima de 60, além dos profissionais da saúde. As vacinas estão sendo aplicadas em domicílios pelas equipes das unidades de saúde, respeitando todas as diretrizes e recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do MS.
Posteriormente, serão realizadas mais duas etapas em datas e para públicos diferentes, alcançando cerca de 67,6 milhões de pessoas em todo o país. O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, forneceu hoje (23) mais detalhes sobre as ações em Londrina, por meio de entrevista virtual, via Facebook da Prefeitura. Link: https://www.facebook.com/saudelondrinaoficial/videos/1570760086410378/

Segundo Machado, a intenção é garantir a imunização inicialmente à população idosa, que forma o grupo mais vulnerável à doença. Ele informou que os idosos na faixa de 60 a 79 anos serão atendidos logo na sequência, a partir de sábado (28), com agendamentos das vacinações por telefone durante esta semana. “Portanto, pedimos que os idosos de 60 anos ou mais não vão até as UBSs neste momento, pois já terão a vacina garantida também em suas residências. Já aqueles com 80 anos ou mais, não precisam também agora ir até as unidades, ficarem com medo ou entrar em contato por telefone sem necessidade, sendo que ainda nesta semana todos receberão o atendimento domiciliar. O planejamento foi feito para que todos sejam atendidos de forma organizada. Precisamos que todo mundo se cuide e respeite ao máximo o isolamento social”, ressaltou.
O secretário também disse que, além do atendimento nas residências, outras estratégias devem ser adotadas para a sequência da campanha. Uma delas é a disponibilização de postos de atendimento volante, em esquema especial de vacinação por ‘drive thru’, onde a aplicação das doses seria feita sem que os idosos precisassem sair do carro. “Para isso, estamos articulando parcerias para ocupar grandes pátios ou estacionamentos, permitindo que as famílias levem os idosos para vacinar de forma segura. Isso daria mais celeridade e eficácia no processo de vacinação. Devemos ter isso definido até o final desta semana”, afirmou Machado.
Agendamento – No sábado (28), será vacinada a população idosa, de 60 anos ou mais, por agendamento. Este usuário, seus familiares ou cuidadores devem ligar para a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência durante a semana, para agendar horário para aplicação da dose. As UBSs da zona urbana farão a imunização das 8 às 19 horas, e as da zona rural das 8 às 14 horas.
A listagem completa com o telefone das UBSs pode ser conferida na página da Secretaria Municipal de Saúde, no Portal da Prefeitura.
Profissionais de saúde – Os profissionais de saúde também serão imunizados a partir de hoje (23), até sexta-feira (27). As doses serão fornecidas aos servidores e funcionários que atuam nas UBSs, Unidades de Pronto Atendimento, SAMU, Maternidade Municipal, Centrolab, nos próprios locais de trabalho. Os hospitais da cidade também receberam as doses para aplicar em seus colaboradores.
O secretário Felippe Machado, disse que a meta é vacinar 100% da população que se insere nesta primeira etapa. “As unidades possuem a listagem dos pacientes que serão atendidos e as equipes já iniciaram, no primeiro horário, a vacinação. Nossa estratégia, de fazer a vacinação em domicílio, é evitar que a população se desloque para as unidades, para evitar aglomeração, principalmente dos idosos, que estão no público de risco do coronavírus. Nossa orientação é de isolamento total, neste momento”, reforçou.
Outros públicos – A segunda etapa da campanha de vacinação contra o vírus da gripe inicia em 16 de abril e será voltada aos professores da rede pública e particular, profissionais das forças de segurança e resgate, e pacientes com doenças crônicas (diabetes, asma, hipertensão, transplantados, fibrose cística, entre outras).
De 9 de maio a 22 de maio, as doses serão fornecidas também para as crianças, de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, mulheres no pós-parto (puérperas), servidores das unidades prisionais, população indígena, e adultos com idade de 55 a 59 anos.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, no 3372-9434; ou com a diretora de Vigilância em Saúde, Sônia Fernandes, pelo 3372-9479.
Texto: Dayane Albuquerque e Renan Oliveira
Texto atualizado em 24 de março, às 15h19.