Prefeitura inaugura nova sede do CAM em Londrina

Mulheres em situação de violência poderão procurar apoio psicológico e assistencial em novo endereço; local oferece melhores condições de execução dos trabalhos
A avenida Luiz Rosseto, nº 317, no bairro Aeroporto, é o novo endereço que as mulheres, em situação de violência de Londrina, poderão procurar apoio psicológico e assistencial, assim como uma orientação jurídica para os seus problemas. Trata-se da nova sede do Centro de Atendimento à Mulher (CAM), inaugurada na manhã desta quarta-feira (28) pelo prefeito de Londrina, Barbosa Neto, e a secretária da Mulher, Sueli Galhardi, além de outras autoridades presentes no evento.
O novo local conta com algumas vantagens, como uma área de 400 m², onde os 23 profissionais do CAM vão desempenhar suas tarefas de forma mais eficiente, a proximidade com a Delegacia da Mulher e a economia de R$ 700 no aluguel do imóvel, representando um saldo anual de R$ 8.400 para a prefeitura. “Essa inauguração vem concretizar o esforço que a equipe da Secretaria da Mulher tem feito para atender mulheres que sofrem algum tipo de violência”, comentou Sueli Galhardi.
De acordo com a secretária, desde a fundação do CAM, em 1993, cerca de 35 mil atendimentos já foram realizados, beneficiando 8.790 mulheres que procuraram o serviço. “Temos dificuldades muitas vezes para quantificar o número de mulheres que são violentadas. De 1997 a 2007, tivemos cerca de 42 mil assassinatos de mulheres no Brasil. Esse é um dado extremamente significativo e que deve ser usado para incentivar políticas públicas voltadas ao público feminino”, disse a secretária.
Barbosa Neto argumentou que a administração municipal tem investido na Secretaria da Mulher, com o objetivo de ampliar sua atuação em Londrina. “Uma grande ação que desenvolvemos em nossa gestão foi institucionalizar a Semana da Mulher, projeto que foi aprovado pela Câmara de Vereadores. Merecem destaque, também, a reforma da Casa da Mulher e a defesa da Lei Maria da Penha, dentre várias outras”, complementou o prefeito.
A secretária especial do governo estadual para a região metropolitana de Londrina, Elza Correia, destacou o esforço da prefeitura em dar continuidade ao atendimento feito pela Secretaria da Mulher, desde o começo dos trabalhos do órgão, na década de 90. “Avançamos muito no debate e na criação de espaços públicos, para beneficiar as mulheres, como a coordenadoria, setor cujas ações desenvolvidas permanecem até hoje”, observou.
Segundo a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Rosalina Batista, as ações públicas para o público feminino devem ser priorizadas na prefeitura. “Contamos com o apoio e a parceria da administração municipal, através do prefeito Barbosa Neto, no desenvolvimento dessas políticas em uma escala cada vez maior”, concluiu.
Estiveram ainda presentes no evento, a Delegada da Mulher de Londrina, Elaine Aparecida Ribeiro; os vereadores Ivo de Bassi (PTN) e Tito Vale (PMDB); o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Londrina (Sindserv); funcionários da Sercomtel, da Companhia de Habitação de Londrina (Cohab) e da Secretaria de Cultura, além de vários secretários municipais.




