Destaques

Prefeitura entrega ponte na avenida Soiti Taruma

Resolvendo um antigo problema de segurança onde havia apenas dutos e um aterro, a nova estrutura conta com pistas duplas, calçadas, iluminação e sinalização viária

O prefeito Marcelo Belinati e o secretário municipal de Obras, João Verçosa, estiveram hoje na ponte construída na Avenida Soiti Taruma, na região oeste, que está sendo entregue à população nesta quinta-feira, para possibilitar mais segurança e melhorar o fluxo de trânsito em uma área de grande movimentação. A estrutura elevada com pista dupla, que transpõe o Ribeirão Esperança, foi construída do zero para restabelecer a ligação entre vários bairros, beneficiando moradores dos jardins Sabará, Maracanã, Olímpico, João Turquino e Avelino Vieira, além de bairros de Cambé, que também utilizam a pista.

Com investimento aproximado de R$ 3 milhões, advindos de recursos próprios da Prefeitura, por meio do Fundo Municipal de Saneamento Básico, a ponte soluciona um problema antigo. Esta passagem estava interditada, desde o início da obra, por conta de erosões na pista e vazamentos em tubulações, ocasionados pela série de fortes chuvas fortes que atingiram Londrina há mais de três anos.

Foto: Emerson Dias

A nova estrutura tem aproximadamente 16m de extensão por 20m de largura, agora com uma pista dupla em cada lado da via, no sentido centro até bairro e bairro ao centro. A estrutura fica elevada dois metros acima do nível onde antes existia o antigo bueiro celular neste local, permitindo que o curso de água do ribeirão ocorra agora por baixo da ponte. A obra permitiu também a construção de calçadas em paver com piso tátil, rampas acessíveis, gradis e barras de segurança metálicas laterais, além de nova iluminação pública com lâmpadas LED e sinalização viária.

A previsão é que o trânsito no local seja liberado nesta quinta-feira pelo Município. A área ainda está recebendo os últimos serviços e ajustes, que incluem a parte final de sinalização, limpeza e plantio de grama. A obra iniciou em junho de 2019 e foi executada pela construtora Kapa, de Maringá.

Foto: Emerson Dias

Durante a visita ao local, o prefeito transitou pela ponte e verificou a reta final dos trabalhos. Ele frisou que trata-se de uma importante obra de mobilidade urbana,  aguardada por milhares de pessoas que passam diariamente nesta região de grande abrangência. “Era um local muito problemático antes da obra e representava riscos à comunidade. Estava totalmente deteriorado, pois o antigo aterro havia sido devastado pelas fortes chuvas. Agora, estamos liberando uma ponte dupla sobre o Ribeirão Esperança, que resolve o problema de alagamentos, dando mais segurança e facilitando a vida e o acesso de motoristas, pedestres e usuários do transporte coletivo”, destacou.

Foto: Emerson Dias

O secretário João Verçosa afirmou que a Prefeitura trabalhou para que o projeto fosse desenvolvido no sentido de propiciar a solução mais eficaz para este trecho de transposição na avenida Soiti Taruma. “Quando a atual gestão iniciou as análises naquele local, que já estava deteriorado desde 2016, havia a possibilidade de refazermos o aterro nos mesmos moldes de bueiro celular. Porém, além disso não resolver a questão dos riscos de danos pelas chuvas, o custo ficaria ainda maior que a construção de uma nova ponte. Então optamos por resolver isso de forma definitiva e a obra veio para beneficiar uma série de bairros da região oeste e cidadãos de Cambé”, apontou.

Verçosa ressaltou, ainda, que as intervenções para esta construção também abrangeram serviços como a adequação da curva sinuosa que havia antes na área de passagem sobre o Ribeirão Esperança e a melhorias na geometria da área. “Antes este espaço provocava muitos acidentes. A ponte agora conta com toda a estrutura necessária para dar todo o conforto a acessibilidade aos cidadãos que a utilizam todos os dias. Há área exclusiva e protegida para pedestres, canteiro central com grama, sinalização e iluminação com LED”, concluiu.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos