Cidade
Prefeito participa de abertura da Exposição Agropecuária
Cerimônia reuniu ainda deputados, secretários estaduais, entre outras autoridades; Prefeitura vai garantir presença no evento através do trabalho das secretarias

Em seu discurso, o prefeito Barbosa Neto destacou o bom momento vivido pela economia da cidade. “Esta é a maior feira da Terra, como disse Kireeff, em todos os sentidos. Pelo bom momento da agricultura, já que esperamos uma safra recorde este ano. Também pelo bom momento do município, que teve o melhor janeiro de todos os tempos, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. Tivemos, logo após, o melhor fevereiro da história, e esperamos que os dados de março também nos tragam boas notícias”, destacou o prefeito.
Barbosa também saudou o bom trabalho da Sociedade Rural para o sucesso da Exposição.

O governador Roberto Requião, em seu discurso, também, teceu elogios à Sociedade Rural do Paraná de sua posição de sócio e governador. “Tenho frequentado as cerimônias com grande satisfação e encantamento, principalmente, por esta extraordinária visão democrática dos membros da Sociedade Rural. Embates de escolha de diretorias são realizados de uma forma civilizada, pouco encontrada em instituições brasileiras”, afirmou.
A cerimônia também foi marcada pela entrega do trator de número 5.000 pelo governo do Estado. Requião aproveitou seu discurso para reiterar o compromisso de entregar, até o final deste ano, 8 mil tratores.
Prefeitura marca presença na Expo

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento vai promover palestras, entre os dias 5 e 9, sempre às 16h no próprio stand da Prefeitura. No dia 5, haverá as palestras “10 passos para alimentação saudável” e “Boas práticas de manipulação”. No dia 6, haverá apenas uma palestra: “Criação de galinha caipira no sistema agroecológico”. No dia 7, “Importância do quebra-vento na propriedade rural” e “Sistemas agroflorestais” são os temas. No dia 8, é a vez do “Manejo ecológico do solo” e da “Adubação verde” serem abordados nas palestras. Por fim, no dia 9, serão ministradas as palestras “Energia limpa e custo mínimo” e “Compostagem”.
No dia 6 de abril, o engenheiro agrônomo, Guilherme Casanova, ministra a palestra “Importância da organização dos agricultores familiares na agroecologia”, a partir das 9h, como parte da programação do II Seminário de Agricultura Orgânica. Além disso, o engenheiro agrônomo Jefferson Costa Hernandez participa do 18º Encontro Estadual de Cafeicultores, no dia 7 de abril, a partir das 9h.
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, vai se responsabilizar pelo combate à dengue, comparecendo ao Parque de Exposições com um mutirão de fiscalização e conscientização. A Secretaria de Meio Ambiente, por sua vez, está incumbida da neutralização da emissão de gás carbônico pela Exposição, por meio do plantio de mata ciliar. Além disso, a Sema fará a gestão dos resíduos e reciclagem do material coletado.
A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) de Londrina também tem um stand na Exposição, que vai funcionar das 9h às 22h, todos os dias, e deve desenvolver atividades de conscientização no trânsito, esclarecimento de dúvidas sobre a campanha Pé na Faixa, além de consulta de multa dos veículos e pontos na carteira nacional de habilitação.
Ainda na área de atuação da CMTU, haverá aumento na linha 309, com ônibus extra direto, para facilitar a ida dos visitantes à exposição. A coordenação de trânsito está estudando a possibilidade de estender o itinerário de algumas linhas que vão da zona sul e norte, para que possam atender o usuários com destino ao Parque Ney Braga. O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina ( IPPUL) auxilia a CMTU no planejamento de trânsito nos dias de exposição.
De 7 de abril (quarta-feira) até o final da Exposição, a Guarda Municipal marcará presença no evento. O público poderá conferir a viatura do órgão.
(Londrina, 1° de abril de 2010)