Cidade
Música sertaneja é atração do “Domingo é a gente que faz”
Canções de raiz da Confraria da Viola e comidas típicas da culinária rural, entre outras atrações, levam parte do espírito do campo ao Lago Norte de Londrina
Para o domingo de páscoa (dia 4), a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento preparou atrações que vão levar parte do clima da região rural de Londrina ao Lago Norte, localizado na entrada do conjunto Milton Gavetti, para o “Domingo é a gente que faz”. Apresentações de música sertaneja e venda de produtos da culinária campesina são as principais atrações dessa ode ao campo.
O evento terá início às 8h, com a exposição de tratores agrícolas e de parte do maquinário da patrulha rural mecanizada, com máquinas não tão conhecidas da população, como um subsolador. Serão também distribuídas, de maneira gratuita, aproximadamente, 500 mudas de plantas frutíferas, como ameixeiras, pitangueiras e pés de acerola.
A partir das 9h, músicos da Confraria da Viola iniciam uma apresentação musical, com um repertório recheado de canções sertanejas e de raiz, para ambientar ainda mais o público com o espírito rural. Os visitantes poderão degustar ainda as delícias preparadas pelos produtores da Fazenda Acolá, como pamonha e cural. Serão comercializados também objetos artesanais feitos pelo pessoal da fazenda.
Educação alimentar
Além das atividades com temática ruralista, o “Domingo é a gente que faz”, promovido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, vai promover também dicas de educação alimentar. As instruções serão passadas pelos profissionais de nutrição do Banco de Dados do Centro de Abastecimento (Ceasa) de Londrina.
Os nutricionistas darão instruções sobre a chamada “pirâmide alimentar”, que consiste em uma escala que começa pelos alimentos que podem ser ingeridos sem restrição e vai até aqueles que mais riscos oferecem à saúde e, portanto, precisam ser consumidos com moderação.
(Londrina, 1º de abril de 2010)