Cidadão
Saúde mental é debatida em conferência municipal
Evento, que acontece amanhã (9), contará com a presença de profissionais ligados à área e representantes de outros setores da sociedade
A Secretaria de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde realizam amanhã (9), no auditório da Faculdade Inesul da rua Humberto Piccinin, 198, a partir das 13h, a II Conferência Municipal de Saúde Mental. O tema será “Saúde mental direito e compromisso de todos: consolidar avanços e enfrentar desafios”. O assunto central do evento será debatido sobre alguns aspectos, como: pactuar caminhos intersetoriais com as políticas de Estados, consolidar a rede de atenção psicossocial e fortalecer os movimentos sociais.
Profissionais, prestadores de serviço e usuários ligados à área comportam 70% das vagas. Já os representantes de outros setores da sociedade, como educação e assistência social, abrangem os outros 30%. Ao todo, mais de 200 pessoas já efetuaram suas inscrições, que estão encerradas.
Segundo a assessora em Saúde Mental da Secretaria de Saúde, Ângela Lima, abrir um espaço específico para debater questões ligadas à saúde mental representa uma valorização para o setor. “Acreditamos que a conferência irá trazer mais visibilidade para os assuntos que vamos debater, concretizando assim os avanços que temos conseguido nas políticas públicas de saúde mental”.
De acordo com ela, o município tem desenvolvido ações em duas vertentes da categoria. “Temos fortalecido os Centros de Apoio Psicossocial (Caps) de Londrina e capacitado o serviço realizado pelos Núcleos de Apoio ao Programa Saúde da Família (Nasf) desenvolvido nas unidades básicas de saúde”, concluiu a assessora.
(Londrina, 8 de abril de 2010)