Cidadão
Serviço odontológico foi destaque no mutirão no Lindoia
54 idosos foram atendidos no sábado, pelos dentistas da rede municipal de saúde, durante o “Viver em Londrina é Bom Demais”
O serviço mais procurado no último sábado (17), no sétimo mutirão “Viver em Londrina é Bom Demais”, foi o Ônibus Odontológico, onde 54 idosos foram atendidos pelos dentistas da rede municipal de saúde. Conforme a diretora de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde, Martha Esgaib Issa, o atendimento foi maior do que nos mutirões anteriores, quando a média girava em torno de 20 idosos. De acordo Martha Issa, a secretaria vai mandar confeccionar 108 próteses. O mutirão atendeu as comunidades, das 8h às 12h, dos conjuntos Jesualdo Garcia, Mister Thomas e Lindoia, na região leste e os serviços municipais ficaram concentrados na Escola Municipal Pedro Vergara Correa, rua Antônia Martins de Oliveira, nº. 30. O ônibus odontológico é uma oferta da Associação Galvão Bueno.
O deputado federal Marcelo Almeida (PMDB) compareceu junto com o prefeito Barbosa Neto. Almeida elogiou o mutirão e disse que é um exemplo de empreendedorismo cívico. “Cada um fazendo um pouco voluntariamente. É assim que as nações mais desenvolvidas progrediram”, afirmou. A Banda de Músicos de Londrina animou o evento.
Além do atendimento odontológico, o mutirão atendeu 93 idosos em diversas especialidades como ginecologia; otorrinolaringologia; cardiologia; ultrassonografia e oftalmologista. Outros números do “Viver em Londrina é Bom Demais”: a agência do Sine fez 18 encaminhamentos de emprego; a Secretaria de Assistência Social preencheu 32 cadastros únicos; o instituto Embeleze cortou 43 cabelos; o escovódromo do SESC atendeu 50 crianças; a Cohab fez 20 negociações de dívidas de mutuários, além da Companhia Municipal de Transporte e Urbanização (CMTU) ter feito à limpeza do bairro. O escritório da Dra. Shiroko Numata orientou os moradores nas áreas trabalhista, previdenciária e familiar.
O mutirão é uma ação da Prefeitura de Londrina em parceria com o Provopar, SESC, Sanepar e Associação Beneficente Galvão Bueno. Voluntariamente, os médicos que atenderam a comunidade foram as equipes comandadas pelos médicos Issamu Onishi, Luiz Carlos Miguita e Frank Ogata, além das enfermeiras e técnicas de enfermagem da Mater–Ter Admirabilis. Profissionais do Hospital Gastroclínica, Hospital Ortocentro, Centro de Doenças do Coração, Laboratórios CETEL e Hoftalon estiveram presentes, assim como os soldados do Tiro de Guerra.
(Londrina, 19 de abril de 2010)
Foto:Luiz Jacobs




