Assistência promove 9ª Semana de Enfrentamento à Violência
Foco do evento foi ampliado em relação ao ano passado, graças ao aumento de 192% no repasse ao Nuselon; programação se estende de 18 a 22 de maio
Da Redação
n.com@sercomtel.com.br
A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social III (Creas) o Núcleo Social Evangélico de Londrina (Nuselon) promovem, entre os dias 18 e 22 de maio, a IX Semana de Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil. O evento é gratuito e direcionado a profissionais com atuação em serviços e órgãos de atenção às crianças e adolescentes, e visa orientar o atendimento às famílias em situação de violência.
A secretária de Assistência Social, Jacqueline Marçal Micali, ressaltou a importância da realização desta semana. “Em todo o país, o dia 18 de maio marca o enfrentamento da violência contra a criança e o adolescente. Diversos municípios têm programação própria para a data, que é importante para que haja a reafirmação do combate a este tipo de violência”, afirmou.
Jacqueline destacou, ainda, a abrangência maior do evento em relação ao ano passado. “A administração atual aumentou em 192% o repasse ao Nuselon, que agora dispõe de 13 técnicos a mais. Isso permitiu que o foco do evento pudesse ser ampliado, saindo apenas da violência sexual para abranger todos os tipos de violência infanto-juvenil”, declarou a secretária.
A cada dia, o evento vai abordar um tipo diferente de violência praticada contra crianças e adolescentes. No primeiro dia da programação, terça-feira (18), a partir das 8h, a assistente social e presidente da Associação Paranaense de Terapia Familiar, Denise Kopp Zugman, ministra uma palestra denominada “Famílias e Violência”. A terapeuta vai tratar dos casos de violência que acontecem dentro do núcleo familiar.
A partir das 13h30 da quarta-feira (19), os profissionais do Creas III discorrem sobre o tema “Visão Psicossocial das diversas modalidades de violência e estratégias de atuação”. Logo após, os graduandos de Direito da Universidade Estadual de Londrina e estagiários do projeto de extensão “Estatuto da Criança e do Adolescente aplicado à educação escolar”, Michelle Martins Ambrozi e Leandro Cesar Aparecido de Souza, vão ministrar orientações sobre a “Mudança na legislação penal e as modalidades de violência sob o olhar da justiça”.
No dia 20, a programação acontece apenas no período matutino, a partir das 8h30. “Os homens e a violência no âmbito das relações afetivo-conjugais” será o tema abordado pela assistente social, especialista na área da infância e adolescência e mestre em serviço social e políticas sociais, Sandra Maria Pinheiro de Freitas Coelho. A delegada titular da Delegacia da Mulher em Londrina, Dra Elaine Aparecida Ribeiro, fala sobre a Lei Maria da Penha.
Na sexta-feira (21), dois temas serão abordados pela psicanalista e filósofa, Dra Renata Udler Cromberg: “Abuso Sexual e Incesto”, e, logo em seguida, “Atendimento à vítima sexual e ao autor da violência”. Renata Cromberg é autora dos livros “Cena Incestuosa” e “Paranóia”, da coleção Clínica Psicanalítica.
Destaque ainda para o ato público, programado para o sábado (22), no calçadão de Londrina, das 9h às 13h, em frente ao Banco do Brasil. A secretária Jacqueline Micali explicou que os profissionais do Creas III estarão à disposição para responder questões da população sobre o enfrentamento à violência. Além disso, serão realizadas panfletagem e conscientização para mobilizar a população sobre o problema.
Todas as palestras serão ministradas no Auditório do Centro Pastoral Jesus Bom Pastor – Rua Dom Bosco, 145 – Jardim Dom Bosco. As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de maio e os formulários estão disponíveis no blog www.nuselon.blogspot.com, ou no próprio Creas III, que fica na rua Ibiporã, 573, no Jardim Aurora. As vagas são limitadas e haverá certificação ao final do curso.
A Semana tem apoio do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente e da Arquidiocese de Londrina.
Programação
18/5 (terça-feira – das 08h30 às 12h)
1. “Famílias e Violência” – Denise Kopp Zugman, Assistente Social, Terapeuta Familiar e Presidente da Associação Paranaense de Terapia Familiar.
19/5 (quarta-feira – das 13h30 às 17h)
1. “Visão psicossocial das diversas modalidades de violência e estratégias de atuação” – Profissionais do CREAS III.
2. “Mudança na legislação penal e as modalidades de violência sob o olhar da justiça” – Michelle Martins Ambrozi e Leandro Cesar Aparecido de Souza, graduandos do 4º ano de Direito da UEL e estagiários do Projeto de Extensão “ECA aplicado à educação escolar”, coordenado pela Profª Vilma Aparecida do Amaral.
20/5 (quinta-feira – das 08h30 às 12h)
1. “Os homens e a violência no âmbito das relações afetivo-conjugais” – Sandra Maria Pinheiro de Freitas Coelho, Assistente Social, Especialista na Área da Infância e Adolescência e Mestre em Serviço Social e Políticas Sociais.
2. “A Lei Maria da Penha” – Drª Elaine Aparecida Ribeiro, Delegada Titular da Delegacia da Mulher de Londrina.
21/5 (sexta-feira – das 08h30 às 12h)
1. “Abuso sexual e incesto” – Drª Renata Udler Cromberg, Psicanalista e Filósofa, Autora dos livros “Cena Incestuosa” e “Paranóia” da coleção Clínica Psicanalítica.
2. “Atendimento à vítima de abuso sexual e ao autor da violência” – idem
22/5 (sábado – das 09h às 13h)
Ato público no Calçadão, em frente ao Banco do Brasil.
(Londrina, 11 de maio de 2010)