Cidade
Sine inaugura nova sede com presença de ministro
Acessibilidade é a principal marca do novo local; ministro do Trabalho Carlos Luppi vai participar da cerimônia, que marca ainda o lançamento do Projovem Trabalhador
A partir das 9h de amanhã, dia 15, o prefeito Barbosa Neto, o ministro do Trabalho e Emprego Carlos Luppi e a gerente da Agência do Trabalhador do Sistema Nacional de Emprego de Londrina, Neiva Sefrin, vão inaugurar a nova sede do órgão em Londrina, localizada à rua Prefeito Hugo Cabral, 301.
O local foi construído de forma a atender pessoas com deficiências, e fará parte do Projeto para a inclusão delas no mercado de trabalho. A gerente do Sine, Neiva Sefrin, explicou que no local, as pessoas com deficiência vão receber atendimento psicológico, coordenado por um grupo de Psicologia Organizacional da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e social. Os empregadores também vão receber palestras e orientações de como agir no local de trabalho.
No novo prédio, estarão disponíveis computadores, audiobooks (livros em formato de som) para a inclusão digital, além do espaço físico adaptado, com banheiros acessíveis, com portas largas, para os cadeirantes, e barras guias, para os deficientes visuais. O projeto, inédito em Londrina, foi desenvolvido em conjunto com diferentes secretarias da prefeitura de Londrina, e vai ajudar na capacitação de profissionais com alguma deficiência para que eles possam absorver os 2% de vagas destinadas a eles por empresas com mais de 200 funcionários, conforme a lei federal 8.213/91, sendo que a notificação e o acompanhamento destas empresas será realizado pela Regional do Ministério do Trabalho em Londrina. De acordo com Neiva Sefrin, “a demanda de pessoas com deficiência adquirida é crescente em função da violência urbana e no trânsito, o que faz com que cada gestor de políticas públicas reconheça a necessidade de atender este segmento e que a inclusão seja meta de todas as políticas sociais”.
O Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência de Londrina já visitou o local para testar as viabilidades fornecidas pelo novo prédio do Sine, e os problemas encontrados serão encaminhados para análise de mudança. O presidente do conselho, Almir Escatambulo, falou que essas iniciativas são importantes, pois dão autonomia às pessoas com deficiência, bem como a inclusão deles no mercado de trabalho. “O trabalho nos dá liberdade”, enfatizou.
Projovem Trabalhador
Durante a cerimônia, Barbosa Neto vai anunciar o lançamento do Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem Trabalhador, que vai atender 2 mil jovens, entre 18 e 29 anos. O Projovem é desenvolvido pelo Ministério do Trabalho e Emprego, do Governo Federal, e está sendo adotado pela administração municipal para reintegrar os jovens ao processo educacional, disponibilizar qualificação social e profissional e inseri-los no mercado de trabalho.
Em Londrina, serão disponibilizados cursos de qualificação profissional nas áreas de administração, alimentação, comunicação e marketing social, construção e reparos, telemática, turismo e hospitalidade e vestuário. Os cursos serão ofertados nos três turnos: manhã, tarde e noite, em espaços disponibilizados nos bairros do município e zona rural. Podem se inscrever jovens desempregados advindos de famílias com renda per capita máxima de um salário mínimo.
Poderão se inscrever jovens que estejam cursando ou tenham concluído o ensino fundamental ou; que estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio e não estejam cursando ou tenham concluído o ensino superior. A previsão do Sine é de que, em no máximo quinze dias, o processo de inscrição e seleção sejam abertos. Mais informações serão divulgadas posteriormente.
(Londrina, 15 de abril de 2010)




