Cidadão
Índice de infestação da Dengue diminuiu em Londrina
Diversas localidades de Londrina são visitadas por 40 equipes da Secretaria de Saúde; índice de infestação do mosquito caiu de 4,5% para 1,2% na cidade
A Secretaria de Saúde realiza, durante a semana inteira, um itinerário de combate à dengue em diversos bairros de Londrina. Ao todo, 40 equipes participam da ação e atendem as seguintes localidades: União da Vitória, Cafezal I e II, Santa Joana, São Lourenço, Novo Perobal, Ouro Branco, Cristo Rei, Piza, Igapó, Vale Azul, Vila Brasil, conjunto Saltinho, distritos de Lerrovile e Maravilha, Califórnia, San Fernando, Pindorama e jardim Kaze.
O setor de endemias também atua nos seguintes locais: avenida Higienópolis, ginásio Moringão, jardim Maracanã, San Diego, João Turquino, Pôr do Sol, Bandeirantes, Messiânico, Tóquio, Pinheiros, Shangri-la A, San Remo, Arazá, Santa Rita, Santa Madalena, Bratac, jardim dos Estados, Parigot de Souza, Gralha Azul, Vitória Régia, HU, Ideal, Santa Terezinha, Waldemar Hauer, Vila Romana, Lindóia, Alexandre Urbanas, Abussaf, José Bonifácio, Guilherme Pires, Novo Amparo, Paris, Luis de Sá, Portal do Sol, Aquiles Sthengel, Posto Esplanada e Alphaville. A aplicação de inseticidas é realizada nos jardins Petrobras, Kaze, Ideal, Leonor, Columbia, União da Vitória e São Lourenço.
A Secretaria de Saúde também promove um trabalho educacional e de conscientização sobre o mosquito da dengue. Hoje (dia 20), o serviço é feito na Escola Municipal Aristides dos Santos Ribas, no conjunto João Paz e no distrito de Maravilha. Amanhã, as ações são aplicadas num evento do Serviço Social do Comércio (SESC) do jardim Aeroporto e na Feira de Saúde. Na quinta e sexta-feiras, a Secretaria de Saúde, em parceria com o SESC, executa os procedimentos no calçadão, dentro do programa “Prevenção e Saúde”.
No sábado, os trabalhos são efetuados em uma praça do jardim Interlagos, evento promovido pela Igreja Presbiteriana Central. No domingo, a Secretaria de Saúde educa a população no “Domingo é a Gente que Faz”, que, neste final de semana, será realizado no Lago Norte.
Segundo o diretor da Vigilância Sanitária, João Martins, as ações estão sendo intensificadas nos locais que apresentaram maior índice de infestação do mosquito da dengue. “Com a divulgação do último Levantamento do Índice Rápido do Aedes Aegypti (Lira), detectamos que a região leste da cidade apresentou o maior índice, por isso, estamos aprofundando os trabalhos por lá. Porém, isso não quer dizer que as outras regiões também não estejam recebendo nossas ações”, ressaltou.
Segundo Martins, o balanço do último Lira registrou uma diminuição no índice geral de infestação da dengue no município. “Verificamos, ao todo, 174 localidades de Londrina, incluindo diversos bairros e conjuntos. Desse número, 102 apresentaram índice zero de infestação, e os outros 72 lugares analisados registraram índices baixos de proliferação. Sendo assim, obtivemos uma diminuição no número geral de infestação, que era de 4,5%, para 1.2%. Continuamos a trabalhar incansavelmente para resolver essa situação na cidade”, concluiu.
(Londrina, 20 de abril de 2010)




