Cidade
Prefeito participa de aula inaugural do curso de formação da Guarda
Durante a manhã de hoje (12), o prefeito, junto com demais autoridades, participou da aula inaugural do curso de formação para os 250 futuros guardas, que devem estudar por 90 dias
Os 250 aprovados na Guarda Municipal de Londrina participaram hoje (12), pela manhã, da aula inaugural do curso de formação, que deve abordar disciplinas de legislação, trânsito, ambiente escolar, armamento, munição e tiro, ministradas por policiais militares e auxiliares da Secretaria Municipal de Defesa Social. A carga horária de aulas será de 550 horas de período básico, sendo que todos recebem as mesmas instruções e orientações, além das 150 horas de qualificação, totalizando 700 horas de curso. O evento ocorreu na Casa da Amizade, localizada na avenida Harry Prochet, 1.025 e marcou a instalação do serviço na cidade.O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, explicou que a Guarda Municipal não vai substituir
o trabalho da Civil, Militar e Federal, mas sim atuar junto em favor da população, para construir um caminho que vai proporcionar segurança aos cidadãos da cidade. Barbosa tem a expectativa de que a Guarda Municipal, junto com as políticas públicas definidas pela prefeitura, diminua os índices de violência em Londrina. O prefeito pediu aos futuros guardas que eles trabalhem com “candura”, com equilíbrio, e que, assim, possam desempenhar suas funções da melhor forma possível. Barbosa Neto concluiu o discurso, dizendo que o governo espera dos guardas o mesmo que a população, que sejam corretos no que fazem, incorrompíveis e que “o espírito de covardia não se abata sobre nenhum de vós”.
O secretário municipal de Defesa Social, Benjamin Zanlorenci, disse que hoje é um dia de festa para Londrina, pois, pela determinação de Barbosa Neto na agilidade das aprovações para a Guarda Municipal, possibilitou que, em quatro meses, os aprovados começassem as aulas de formação, que vão durar 90 dias. De acordo com Zanlorenci, a previsão é que, em 60 dias, estes alunos já estejam nas ruas fazendo estágio. O secretário evidenciou ainda que o desenrolar do concurso foi “extremamente sério”, e só houve cinco reclamações judiciais sobre as aplicações de provas e convocações para os testes seletivos. “Isso mostra o quão sério foram as preparações deste concurso”, completou o secretário.O delegado chefe da 10ª Subdivisão Policial, Sergio Barroso, que representou o delegado geral da Polícia Civil do Paraná, comentou que é o início da realização de um sonho defendido desde a sua chegada à cidade, que serve como um instrumento agregador de combate à criminalidade, especialmente, a prevenção dela. Barroso evidenciou que muitos pensam ser a segurança responsabilidade unicamente dos governos, porém, cada um pode ajudar diariamente, com a integração de todos os setores governamentais, bem como com a sociedade civil organizada.
O comandante de Policiamento do Interior , representando o comandante- geral do Paraná, coronel Sergio Pilato, elogiou a iniciativa do prefeito e disse que, há muito tempo, a cidade esperava por uma Guarda Municipal, que vai ajudar no controle de segurança, trabalhando em conjunto com as outras corporações policiais.
O presidente da Câmara dos Vereadores de Londrina, Padre Roque (PTB), elogiou a capacidade dos aprovados, que foram os melhores entre os mais de seis mil candidatos ao concurso para a Guarda Municipal, e completou que, neste momento, eles devem absorver todas as informações ministradas nas aulas do curso de formações.
O deputado estadual, Neivo Beraldin (PDT), falou sobre os sonhos da cidade, dos candidatos e da família dos 250 futuros guardas municipais, que vão ajudar a cuidar da segurança de Londrina. Para ele, o combate ao pequeno e grande traficante é um dos mais importantes, e que o Brasil deve combater principalmente o crack, que está deixando o país doente.
(Londrina, 12 de abril de 2010)
Fotos: Luiz Jacobs




