Cidade

Faixa para ônibus começou a funcionar hoje pela manhã

CMTU realiza monitoramento e orientação para os motoristas; quatro linhas de ônibus tiveram o itinerário alterado


Entrou em vigor hoje pela manhã, na extensão da Rua Professor João Cândido, a faixa exclusiva para ônibus e táxis com passageiros. Desde as 7h, uma equipe de 16 pessoas, entre técnicos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), agentes da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e fiscais das empresas de transporte coletivo está prestando orientação aos motoristas que trafegam no trecho alterado. A cada turno, a equipe é trocada.
De acordo com o diretor de Trânsito da CMTU, Wilson de Jesus, na primeira manhã de funcionamento já foi possível perceber a redução do congestionamento e principalmente a melhoria na velocidade média dos ônibus. “O 202, por exemplo, que atende o Conjunto Roseira, teve uma diminuição de 11 minutos no tempo total de percurso no seu horário de pico pela manhã, atestando a eficiência da implantação da faixa exclusiva”, explicou.
O 202, inclusive, é uma das linhas que sofreu alterações de itinerário para melhor aproveitamento da faixa de ônibus. Além dele, ônibus das linhas 206, 217 e 903, que antes trafegavam pela rua Pará, Hugo Cabral e Benjamin Constant, agora seguem diretamente pela João Cândido até acessar o terminal central.
A CMTU pede que os motoristas fiquem atentos ao trafegar na rua Professor João Cândido, observem a nova sinalização e informa que as conversões à direita estão autorizadas, desde que o motorista sinalize e acesse a faixa da direita a pelo menos 20m antes da faixa de pedestres. O trecho da faixa especial tem 1,2km, e vai desde a esquina com a avenida Juscelino Kubitscheck, até a rua Benjamin Constant, na esquina com o terminal urbano.
A faixa funciona apenas em determinados horários: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, entre  7h e 14h. Poderão utilizá-las, além de veículos oficiais de transporte coletivo, táxis que estejam com passageiros. No entanto, é necessário que os táxis não possuam aquela película que escurece os vidros (insulfim), para que os agentes de trânsito possam constatar que há pessoas sendo transportadas.
Veículos particulares podem adentrar o corredor durante os períodos de atividade da faixa exclusiva para embarque e desembarque, entrada e saída de lotes à direita da via e para conversão à direita. Fora dos horários de funcionamento, o espaço continua servindo como estacionamento.
Continuidade da implementação
De acordo com Wilson de Jesus, durante esta semana o trabalho de fiscalização e monitoramento se concentra na rua Professor João Cândido. Está previsto para a próxima quarta-feira o início das obras na avenida Duque de Caxias. A CMTU e o Ippul já trabalham no levantamento de ruas no sentido leste-oeste em que a faixa também possa ser implementada.
O diretor ressaltou que as obras estão tendo repercussão positiva, e são resultado do comprometimento da atual gestão. “A administração atual tomou a decisão de priorizar o sistema público de transporte coletivo”, afirmou. “E a avaliação superou as expectativas, tendo em vista a aceitação dos motoristas de veículos particulares e dos usuários do sistema público”, finalizou.
No total, as obras na João Cândido e na Duque de Caxias estão orçadas em R$ 150 mil. O orçamento e o prazo para conclusão das obras estão sendo rigorosamente cumpridos. Na avenida Duque de Caxias, a faixa terá 1,3 km de comprimento, indo da esquina com a avenida Leste-Oeste até a esquina com a avenida Juscelino Kubitscheck.
(Londrina, 12 de abril de 2010)
 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos