Cidadão
Secretaria de Saúde lança protocolo de Toxoplasmose
Documento é resultado de pesquisa realizada pela UEL em parceria com o município, e vai entrar em fase de negociações com o Ministério da Saúde para implantação nacional
Na próxima terça-feira (27), às 8h, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Universidade Estadual de Londrina, realiza o lançamento oficial do Protocolo de Toxoplasmose, parte integrante do protocolo de pré-natal, que foi resultado de uma pesquisa realizada pelo Centro de Ciências de Saúde da Universidade Estadual de Londrina (CCS-UEL). O município foi campo da pesquisa que resultou no protocolo, e as resoluções já estão sendo implantadas pela Secretaria.
De acordo com a assessora técnica da Secretaria de Saúde, Lilian Mellessen, o protocolo está sendo aplicado aos serviços de saúde desde o término da pesquisa, mas não havia surgido ainda a ocasião de promover o lançamento oficial. “Depois que o protocolo for lançado, a Secretaria entra em negociações com o Ministério da Saúde para que ele implante as medidas em outros municípios do país”, afirmou.
De acordo com Lilian, o protocolo trata da prevenção e manejo de toxoplasmose no período de gestação. “Ele oferece um aparato para evitar a contaminação do bebê, caso a mãe contraia toxoplasmose. Se a doença passa para o feto, pode ocasionar diversos problemas de má formação. De acordo com a pesquisa realizada pelos profissionais do setor de parasitologia da UEL, ficou definido que seriam coletados três exames, um no início, outro no meio e outro no final da gestação, para que seja possível detectar a doença assim que ela surja”, explicou.
A assessora indicou que a pesquisa foi finalizada em 2006, e desde então já é implantada na cidade. Ela ressaltou ainda que, anteriormente, os órgãos de saúde não contavam com um protocolo nacional, utilizando principalmente o protocolo francês para os casos de toxoplasmose.
A Secretaria vai promover a capacitação do quadro de funcionários, no Seminário de Atualização em Toxoplasmose. Serão formadas duas turmas, que assistirão palestras no anfiteatro do Hospital Universitário (HU), das 8h às 12h, e das 13h30 às 17h30. O evento é gratuito, e a Secretaria enviou convites a todos os profissionais da rede.
“Oferecemos três vagas no Seminário para cada Unidade de Saúde do município. Além dos profissionais, vão participar membros das entidades educacionais da cidade, UEL, Unopar, Unifil, Pitágoras, além de profissionais de Ibiporã, que gostariam de conhecer o protocolo”, destacou Lilian.
(Londrina, 26 de abril de 2010)