Cidadão
“Banda Nova” traz apenas bandas com composições próprias
Terceira edição do festival promovido pela Funcart às quintas-feiras apresenta grupos de estilos bastante diferentes, mas que têm em comum a opção por não tocar covers
“Queremos quebrar essa onda de covers, e mostrar que é possível ser músico profissional em Londrina tocando composições próprias. Desde o início, foi esse o objetivo do projeto: encontrar bandas que, independentemente do estilo, apresentem músicas próprias e bem-feitas”. A explicação é do responsável pelo projeto Banda Nova, da Fundação Cultura Artística de Londrina (Funcart), Guilherme Bersalini. O bar Valentino já recebeu, pelo Banda Nova, bandas de blues, samba, country e rock em suas mais variadas vertentes.
Hoje à noite, três diferentes tipos de rock e uma apresentação de hip hop estão programadas para animar o público do evento. A banda Monkberry foi montada no início deste ano, e tem influências sessentistas, setentistas e psicodélicas. Os integrantes são Christian Franco (Voz, Violão, Guitarra e Teclado), Leonardo Formigoni (Voz, Guitarra e Teclado), Manoel Sanches (Bateria), Marco Aurélio Chiara (Guitarra e Voz) e Alessandro Franco (Contrabaixo).
Já o Test Drive surgiu em julho de 2009, contando com Dé Luis (vocal), Fer Noronha (guitarra), Bru Novaseck (guitarra), Máh Moreira (baixo) e Chris Hiera (bateria). De acordo com os membros da banda, a sua sonoridade vai agradar quem é fã de bandas como CPM22 e Strike. Por sua vez, o Ventilacordes traz influência da invasão britânica sessentista, Roberto e Erasmo Carlos, entre outros. A banda foi montada em junho de 2009 por J. Rubens Coloniezi (guitarra e vocal) e Otávio Pitelli (baixo); logo depois, entravam Luciano Ducci (bateria e backings) e Lucas Moreira (guitarra).
Fechando o elenco que se apresenta hoje, o rapper Sergin, assim mesmo, sem “h” nem “o”. Um dos mais relevantes expoentes no estilo, Sergin é referência quando se fala em hip hop na cidade. Há dez anos, foi um dos fundadores do grupo Irmãos do Gueto, com o qual gravou CDs de rap. Hoje, trabalha a divulgação do seu CD solo, “Pronto pra noite”, com temáticas que versam sobre música, dança, amigos e inimigos, mulheres, dinheiro, drogas e suas conseqüências.
As apresentações começam às 22h, no bar Valentino, que fica na rua Prefeito Faria Lima, 486. A entrada custa R$ 7.
Próximos passos
Guilherme Bersalini adiantou que, a partir de setembro deste ano, a Funcart pretende expandir o Banda Nova para outras regiões da cidade. “Queremos realizar festivais, para que as bandas locais participem, e em cada um deles levar alguma banda que já tenha nome em Londrina, para mostrar que é possível viver profissionalmente de música. As bandas vencedoras dos festivais vão poder se apresentar no Valentino, e estamos pensando também em outras formas de premiação”, afirmou.
Está entre os planos dos organizadores do projeto, ainda, um Festival maior, que abranja toda a cidade. “Vamos investir muito no Banda Nova. Hoje, este já é um dos projetos mais bem-sucedidos da Fundação, mas queremos que ele cresça ainda mais. Pretendemos ampliá-lo, sempre divulgando bandas que, não importa o estilo, priorizem as composições próprias”, declarou.
(Londrina, 13 de maio de 2010)




