Cidadão

Londrina sedia Conferência de Economia Solidária

São  discutidos novos projetos que visam melhorias para o desenvolvimento social econômico das comunidades londrinenses


deca6ed0b976df76af851aff08dbfabbFoi aberta hoje, pela manhã, a II Conferência de Economia Solidária da Macrorregião de Londrina, Campo Mourão e Ivaiporã com o tema  “Pelo Direito de Produzir e Viver Em Cooperação de Maneira Sustentável”. O encontro é uma promoção da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Economia Solidária e do Programa de Voluntariado Paranaense (Provopar) de Londrina, em parceria com diversas outras entidades do município e está sendo realizado no Centro de Pastoral Jesus Bom Pastor, localizado na rua Dom Bosco, 145.
O vice-prefeito de Londrina, José Joaquim Ribeiro, agradeceu a participação de todos os presentes e falou que a prefeitura de Londrina vai ser parceira ativa do projeto, que vem prosperando e caminhando para o desenvolvimento social da cidade. Ribeiro comentou ainda que a prefeitura acredita em projetos sustentáveis como o Economia Solidária para o bem da sociedade.
A secretária municipal da Assistência Social, Jaqueline Micali, salientou que a participação de pessoas como a ministra Márcia Lopes mostram que os processos de discussão são muito importantes para o desenvolvimento e aprimoramento dos projetos, e que o governo, independente do partido, desenvolve políticas públicas contínuas. A secretária também falou que pela primeira vez em Londrina, está sendo providenciado um barracão para o projeto, com fundos provenientes da Prefeitura de Londrina, por meio da Assistência Social. “ Essa ação vai ajudar na descentralização de produção e difusão do projeto”, enfatizou.
A ministra do Desenvolvimento e Combate à Fome ,Márcia Lopes,  salientou que o atual governo federal tem como prioridade as ações de políticas públicas para o desenvolvimento social. Ela enalteceu que o nome da coordenadora do projeto em Londrina, Sandra Nishimura, é importante no cenário nacional no aspecto de projetos para promover a economia solidária dentre as regiões do país. A ministra comentou também que estas ações ajudam na constituição de um país democrático, com o acesso, ocupação e organização de espaços públicos com a finalidade de inclusão social dos mais diferentes participantes.
O coordenador de Geração de Emprego e Renda da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Promoção (Setep),José Henrique Faustino, reforçou que a administração atual resgatou os programas sociais que tem como principal objetivo a inclusão social e a sustentabilidade, o que ajuda também na diminuição do desemprego. Ele falou que haverá o incentivo de R$ 80 milhões, provenientes do Banco Social, destinados para a geração de emprego e renda.
 
A coordenadora do programa em Londrina, Sandra Nishimura, enalteceu a importante da conferência, devido aos momentos democráticos que congregam diferentes setores da economia solidária, para discutir, refletir e levantar propostas que melhoram os projetos já existentes. Essas propostas serão levadas para a conferência estadual e em junho, para a nacional. Para Sandra, a vinda das autoridades estaduais e federais representam o reconhecimento, a importância que o governo deposita na Economia Solidária, por todo o Brasil. “Nós entendemos a vinda da ministra como uma valorização do nosso trabalho”, evidenciou a coordenadora.
A conferência faz parte de uma das oito que estão acontecendo no estado, que antecedem a II Conferência Estadual de Economia Solidária do Paraná, nos dias 23 e 24 de abril em Foz do Iguaçu. A vereadora Lenir Cândida de Assis (PT) esteve presente na abertura.
Programa
O Programa Municipal de Economia Solidária consiste no trabalho intersetorial da Prefeitura de Londrina, coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência, com apoio do Provopar Londrina. O objetivo é apoiar as iniciativas coletivas de trabalho e renda que se organizam com base nos princípios da economia solidária: cooperação, autogestão e solidariedade.
Os interessados em obter mais informações sobre as ações do programa podem visitar o Centro de Economia Solidária, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h, na avenida Juscelino Kubitscheck (JK), n° 1.278, ou entrar em contato pelo telefone 3378-0577.
(Londrina, 9 de abril de 2010)
Foto:Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos