Cidadão
Saúde divulga números da dengue em Londrina
Das cinco regiões da cidade, o centro contabilizou o maior número de infectados, com 266 casos
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da diretoria de Epidemiologia da Saúde, divulgou hoje (7) as novas parciais dos casos de dengue em Londrina. A doença é transmitida pelo mosquito aedes aegypti, que deposita suas larvas em água parada e limpa. A Vigilância realiza regularmente ações preventivas e de combate ao mosquito, através das atividades dos grupos de endemias. Ao todo, de janeiro a maio, foram registrados 611 casos positivos de dengue.
A diretora de Epidemiologia da Saúde, Sandra Regina Caldeira Melo, explicou que, na região central, foram registrados 266 casos de dengue, destes, oito foram importados. Na região leste, 145 foram casos autóctones e quatro casos de fora. No que se refere à região norte de Londrina, foram registradas 49 pessoas com a doença, sendo que seis delas trouxeram a doença de fora da cidade.
Na região oeste da cidade, 73 casos foram autóctones e seis casos importados, o que significa 79 pessoas com a doença. Na região sul, dos 60 casos confirmados, oito vieram de fora do município. Na zona rural de Londrina, foram contabilizados oito casos. A diretora salientou ainda que, de janeiro a maio, foram 4.525 casos suspeitos de dengue, destes, 1.255 deram negativo, 611 positivos e 2.656 estão aguardando o resultado ou a coleta de material.
Sandra Regina evidenciou que a evolução da doença é natural e, conforme o passar dos meses, ela pode aumentar ou diminuir. A diretora salientou ainda que, comparando a população de mais de 500 mil habitantes de Londrina, com outras cidades do mesmo porte, o município esta com números dentro do esperado. “As ações desenvolvidas pela Saúde foram fundamentais para o controle de uma possível epidemia na cidade”, completou a diretora.
(Londrina, 7 de maio de 2010)