Cidadão

Assistência Social lança campanha Sinal Verde

Sob o lema “Não dê esmola, dê oportunidade!”, campanha visa à orientação sobre os procedimentos corretos para ajudar pessoas em situação de rua a se reinserir socialmente


Com o objetivo de promover políticas de combate à mendicância, a campanha Sinal Verde 2010 será lançada na próxima segunda-feira (dia 10), às 10h, no gabinete do prefeito Barbosa Neto. A meta é mobilizar e sensibilizar toda a sociedade, a fim de formar uma rede solidária que evite que crianças, adolescentes e adultos vivam nas ruas e fiquem, com isso, expostos à violência.
Sob o lema “Não dê esmola, dê oportunidade!”, a campanha é promovida pela Prefeitura de Londrina, por meio da Diretoria de Proteção Social Especial da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e com a Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (Epesmel).
 
O principal viés da ação é a orientação para que as pessoas, em vez de dar esmolas e contribuir para a manutenção do quadro de mendicância, acionem os serviços públicos de assistência social, que dão o direcionamento adequado a esses indivíduos. Outra recomendação é quanto à possibilidade de doação de parte do imposto de renda ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Como preparação ao lançamento do Sinal Verde, a Secretaria de Assistência Social fez esta semana panfletagens em diversos pontos da cidade com informações sobre a campanha, como as avenidas JK, Dez de Dezembro, Maringá, Tiradentes, Saul Elkind, São João e Guilherme de Almeida. 5 mil panfletos já foram confeccionados e a secretaria planeja fazer sessões semanais de distribuição.
Foi realizada também uma mobilização no calçadão da avenida Paraná, onde transeuntes receberam informativos sobre o tema e assistiram a uma apresentação de dança de 12 adolescentes entre oito e 13 anos, que integram o projeto Viva a Vida do jardim São Jorge, na região leste.
A coordenadora do Sinal Verde, Lucineia Ribeiro, explicou que, nos últimos anos, houve uma mudança no perfil dos moradores de rua. “As motivações para esse estado são diferentes do que há alguns anos. Hoje, a maioria das pessoas que vive na rua está assim por conta das drogas”, constatou. Segundo a coordenadora, quando é feito um contato para relatar algum caso de pessoa em estado de indigência, é encaminhada uma equipe especializada, que fará a abordagem inicial para tentar identificar suas necessidades e convencê-la a aceitar a ajuda oferecida.
Caso haja o aceite, é feita uma entrevista e investigação de seu histórico, para descobrir se o indivíduo possui parentes. Em caso afirmativo, há a tentativa de reinserção da pessoa ao seio familiar. Se não for possível, por não se encontrar a família ou não houver chances de reaproximação, a equipe faz o encaminhamento a um abrigo. O Sinal Verde continua a acompanhar cada caso e oferece até bolsas de R$ 100 mensais para auxiliar o cidadão a se reinserir na sociedade e em sua profissão. De acordo com dados mensurados pelo programa em março deste ano, em Londrina, há 253 pessoas em situação de rua. Dessas, 59 são efetivamente moradoras.
Telefones para contato
Segue a lista de telefones para acionar os serviços públicos de destinação a pessoas em situação de rua.
Sinal Verde – 3378-0417 (segunda a sexta-feira das 8h às 13h); 9991-4568 e 9996-3497 (diariamente, das 7h às 22h30).
Conselho Tutelar região norte – 9994-0770 (segunda a sexta-feira, das 8h às 18h).
Conselho Tutelar região central – 9994-0920 (segunda a sexta-feira, das 8h às 18h)
Conselho Tutelar região sul – 9994-0970 (segunda a sexta-feira, das 8h às 18h)
Plantão do conselho tutelar – 9991-6752 (segunda a sexta-feira, das 18h às 8h e sábados, domingos e feriados, por 24h).
As doações ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente podem ser feitas pelo telefone 3372-4392, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
(Londrina, 7 de maio de 2010)

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos