Cidade
Prefeito lança Expo Japão 2010 e a 49ª Exposição Agrícola
De 3 e 6 de junho, na sede da ACEL, Londrina recebe feira que reúne mais de 300 produtores e 3 mil produtos; mais de 40 mil pessoas devem participar

A Expo Japão e a 49ª Exposição Agrícola são realizadas com o objetivo de integrar toda a população de Londrina e região. O evento envolve 300 produtores e 3 mil produtos. Mais de 40 mil pessoas são esperadas durante os quatro dias de festa para apreciar o que há de melhor em atrações artísticas e culturais da comunidade japonesa de Londrina. A estimativa dos organizadores é movimentar mais de R$ 1,5 milhão em produtos e serviços.
Barbosa Neto salientou que a comunidade japonesa ajudou a construir Londrina, e continua a contribuir com o desenvolvimento da cidade. O prefeito disse que a cidade é multiétnica, e que em poucos lugares é possível ver uma mistura tão grande quanto a existente em Londrina, que recebeu a todos de braços abertos. Barbosa destacou a importância da cultura japonesa para os cidadãos do município, e disse que estará presente na exposição, apreciando as atrações.
O presidente da Acel, Carlos Eikiti Hirooka, comentou as inúmeras atrações que estarão presentes na exposição e destacou a gastronomia apreciada por inúmeros londrinenses. Hirooka explicou que durante os quatro dias de festa, os visitantes poderão conferir o trabalho feito pela comunidade japonesa não somente nas manifestações artísticas, mas também na produção rural dos pequenos produtores de Londrina.
O evento contará, mais uma vez, com inúmeras atrações como o Pavilhão Comercial onde dezenas de empresas vão comercializar marcas, produtos e serviços; Pavilhão Agrícola, com exposição e comércio de milhares de produtos, maquinários, tecnologia avançada no cultivo agrícola, implementos para produção, entre outros; Pavilhão Cultural, que contará com oficinas de mangá, culinária oriental, ikebana, bonsai, além de apresentações de danças típicas, teatro, karaokê, artes marciais, cerimônia do chá, e Concursos Miss Nikkey Londrina e Garotinha Oriental.
O coordenador Geral do Festival, Celso Hayashi, agradeceu ao prefeito Barbosa Neto por ceder um espaço na coletiva para o lançamento da exposição. Hayashi comentou que ao longo dos 49 anos de realização do evento, a prefeitura de Londrina sempre apoiou a iniciativa, e “nunca” mediu esforços para ajudar a comunidade japonesa.
Além do prefeito de Londrina, Barbosa Neto, entre os presentes estavam os vereadores Jairo Tamura, Roberto Kanashiro e Sebastião dos Metalúrgicos; o presidente do Conselho Deliberativo da Acel, Yassuo Hirama e a Miss Nikkey Londrina e Paraná 2009, Vivian Ayumi Iwai Ridãoe.
A sede da ACEL fica na estrada Major Achilles Ferreira, 2300 – estrada do Limoeiro, km 1, na região leste de Londrina.
Homenagem

(Londrina, 20 de maio de 2010)
Foto: Luiz Jacobs