Cidadão

Família é tema na Semana de Enfrentamento à Violência

Evento promovido pela Secretaria de Assistência tem programação até este sábado; objetivo é conscientizar sobre a violência contra crianças e adolescentes


34ce040174d40ebf4ceac44c8beda821Em parceria com o Núcleo Social Evangélico de Londrina (Nuselon)  com o Centro de Referência Especializado em Assistência Social III (Creas), a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) deu início, hoje pela manhã, à programação da IX Semana de Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil. O evento, direcionado a profissionais que trabalham em órgãos e serviços de atenção a crianças e adolescentes, se estende até o próximo sábado(22).
Com o objetivo de orientar o atendimento a famílias em situação de violência, a  palestra  de abertura “Famílias e Violência”, ministrada pela presidente da Associação Paranaense de Terapia Familiar, Denise Kopp Zugman, abordou os diferentes tipos de violência praticados contra a criança dentro do núcleo familiar, tanto nas classes econômicas com maior poder aquisitivo quanto nas de menor poder. O trabalho infantil, ilustrado por filmes e depoimentos, serviu de pano de fundo para a exposição.
Durante a tarde, a terapeuta, que veio de Curitiba para o evento, vai participar de uma capacitação interna com os funcionários do Creas III. De acordo com a gerente de serviços de média complexidade da Secretaria, Marilda Regina da Silva, a adesão ao evento foi total. “O auditório estava lotado. Ao todo, 250 pessoas se inscreveram para a Semana, capacidade total, e temos ainda mais 64 na fila de espera, para o Creas contatar, em caso de desistência”, afirmou.
Para amanhã, duas palestras estão marcadas, ambas à tarde, a partir das 13h30. Os profissionais do Creas III vão abordar o tema “Visão psicossocial das diversas modalidades de violência e estratégias de atuação”. Logo após, o tema vai ser “Mudança na legislação penal e as modalidades de violência sob o olhar da justiça”. Quem vai ministrar esta segunda palestra são os estudantes de Direito da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Michelle Martins Ambrozi e Leandro Cesar Aparecido de Souza. Eles participam do projeto de extensão  “ECA aplicado à educação escolar”, coordenado pela professora Vilma Aparecida do Amaral.
Todas as palestras serão ministradas no Auditório do Centro Pastoral Jesus Bom Pastor – Rua Dom Bosco, 145 – Jardim Dom Bosco. A Semana tem apoio do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente e da Arquidiocese de Londrina.
(Londrina, 18 de maio de 2010)

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos