Cidade
Palestra debate a mídia na construção de uma cultura de paz
Evento é última medida preparatória para a 2° Conferência de Cultura de Paz, que ocorre em maio; iniciativas que promovem a paz serão lançadas em site hoje

A palestra também corresponde ao último evento preparatório para a 2ª Conferência Municipal de Cultura de Paz, que acontece no dia 26 de maio. O objetivo é debater o papel da mídia na divulgação de ações e medidas que possibilitem a construção de uma cultura de paz na sociedade. Segundo Rosa Alegria, esse fato não tem acontecido de forma efetiva. “A mídia hoje tem dado mais espaço, sem dúvida, para as notícias de tragédia e violência, que têm sido trabalhadas até de uma forma exaustiva com o público. E isso influencia diretamente na formação de uma sociedade medrosa”, disse.
De acordo com ela, a mídia divulga tais fatos impulsionada também por fatores ligados à promoção e ao entretenimento. “Além de dar mais audiência, essas notícias afetam diretamente no potencial e poder construtivo do ser humano. Nossa proposta não é que isso pare de acontecer, mas que a mídia encontre soluções para lidar de forma equilibrada com a violência, preocupando-se com os valores que têm transmitido para a população”, destacou Rosa Alegria.
Também será lançado, durante o evento, o site www.midiadepazparana.org.br, que funcionará como um banco de pautas sobre iniciativas e ações que promovam os diferentes segmentos relativos à paz. “Esse meio primeiramente servirá para a imprensa local, que poderá encontrar no site várias medidas que tratam de medidas de solidariedade, dentre outros aspectos”, comentou o coordenador da ONG Londrina Pazeando, Luis Cláudio Galhardi.
(Londrina, 28 de abril de 2010)
Foto: Luiz Jacobs