Cidadão

Saúde percorre a cidade com a prevenção da dengue

Vigilância Sanitária intensifica trabalhos na região central e leste, que apresentaram os maiores índices de infestação; 240 agentes de saúde participam do trabalho


9ea61351a5d7f8b45336b44b93ed3f0bA Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Vigilância Sanitária, realiza até o dia 1º de maio, várias ações para combater o mosquito da dengue em Londrina. Ao todo, 240 agentes de saúde divididos em 40 equipes percorrem diversos bairros da zona norte, sul, leste e oeste, além da região central, vistoriando casas, empresas e estabelecimentos comerciais e orientando a população sobre os riscos da doença.
Segundo o diretor da Vigilância Sanitária, João Martins, a Secretaria de Saúde tem intensificado as ações preventivas na região central e leste, já que estas localidades apresentaram 1,76% e 2,09% de infestação, respectivamente. Esses são os maiores índices de presença do mosquito nas regiões da cidade. “Cancelamos temporariamente, a partir de hoje, o serviço de pesquisa de esquistossomose na zona rural, trabalho que era feito por 12 agentes. Esses profissionais estão atuando no combate contra a dengue juntamente com os outros agentes”, ressaltou.
De acordo com ele, a Vigilância Sanitária também realizará um trabalho especial nos imóveis da região central e leste que estão fechados. “Dos 70 mil imóveis presentes nessas regiões, calculamos que cerca de 4 a 5 mil casas estarão fechadas. Diante disso, os agentes farão uma vistoria nesses imóveis no próximo sábado, das 13h às 17h, disponibilizando um material informativo e alertando os proprietários sobre a importância da inspeção nas residências”, comentou o diretor.
João Martins divulgou os números atuais da dengue em Londrina. De acordo com ele, a cidade, até ontem (27), contabilizava 556 casos confirmados da doença, sendo que 30 desses vieram de outras cidades. Do número total, a região central registrou 242 casos de dengue. Já a zona leste aparece como a segunda localidade com mais casos confirmados, totalizando 134. Nas regiões sul e oeste a dengue foi detectada em 75 e 52 pessoas, respectivamente. A região norte apresentou 46 casos da doença. Já na zona rural, fechando o balanço, apenas 7 pessoas foram registradas com a dengue.
Serão atendidos os jardins do Sol, Leonor, Santiago, Santa Rita, Imagawa, Carnascialli, Parigot de Souza, Paraty, Continental, Bratac, Vila Agari, Interlagos, Meton, Santa Terezinha, Marabá, Santa Fé, Lindóia, Vila Romana, Ideal, Guilherme Pires, Primavera, Novo Amparo, União da Vitória, Kase, Cafezal I, II e III, Santa Joana, São Lourenço, Saltinho, Cristo Rei, Piza, Igapó, Vila Recreio, Vila Brasil, Adriana, Fraternidade, Centro I e II, CSU, Vila Marizia, Higienópolis, Vila Casoni, Bandeirantes, Messiânico, Pinheiros, Tóquio, Shangri-lá A, San Remo, Semíramis, Maria Cecília, Vivi Xavier, São Paulo, além do Hospital Universitário (HU) e do Ginásio de Esportes Moringão.
Os jardins Leonor, Maria Estela, Maria Celina, Imagawa, Marabá, Quadra Norte, Meton, Santa Fé e Califórnia recebem a operação de inseticida, aplicados em pontos estratégicos elaborados pela Vigilância Sanitária. Os agentes também ministram palestras educativas durante a semana em diversas localidades da cidade. Hoje (28), alunos da Escola Municipal Homan Prochet, no jardim Guanabara, recebem orientações de seis agentes.
Amanhã é a vez dos funcionários da empresa Enar Sipat, localizada na Estrada dos Pioneiros, e dos alunos do Centro de Educação Infantil (CEI) Meninos de Jesus, no jardim Vila Isabel, receberem informações sobre os cuidados para combater a dengue. Na sexta-feira (30), no calçadão, os agentes atuam no evento “Prevenção e Saúde”, uma parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc).
(Londrina, 28 de abril de 2010)

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos