Cidadão
Saúde reforça prevenção da dengue em vários bairros
Ao todo, 230 agentes, divididos em 40 equipes, atuam esta semana nas cinco regiões da cidade; palestras educativas também estão incluídas na operação

Segundo o diretor de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, João Martins, serão atendidos os bairros União da Vitória, Kaze, Cafezal I, Santa Joana, São Lourenço, Ouro Branco, Piza, Igapó, Roseira, Santos Dumont, Vila Brasil, Aeroporto, Califórnia, Centro II, Centro Social Urbano (CSU), Vila Marizia, Higienópolis, Guanabara, João Turquino, Maracanã, Messiânico, Parque Ney Braga, Bandeirantes, Pinheiros, Tóquio e Sabará.
Os agentes também atuam nos bairros San Remo, Sumaré, Leonor, Santa Rita, Santa Madalena, jardim do Sol, Vila Nova, Imagawa, Ilda Mandarino, Continental, Chefe Newton, Antares, Vitória Régia, Ilha Bela, Santa Fé, Interlagos, Eucaliptos, Lindóia, Vila Romana, Alexandre Urbanas, Ernani Moura Lima, Abussaf, João Paz, Novo Amparo, Vivi Xavier, São Paulo, Maria Cecília, Alphaville, além do HU, do Posto Esplanada e do Centro Social Urbano (CSU).
Ainda conforme João Martins, estará sendo realizada a operação de inseticida, aplicada nos jardins Petrobrás, Bandeirantes, Columbia, Presidente Vargas, Lindóia, Vila Yara, Castelo, Santa Joana, União da Vitória e Saltinho, além do Estádio do Café e do Patrimônio Selva recebem a operação de inseticida, aplicada em pontos estratégicos destes bairros, definidos pela Vigilância Sanitária.
“O serviço de prevenção contra a dengue, apesar do reforço da Prefeitura de Londrina em combater a doença, não é eficiente se a comunidade local não colaborar conosco. Solicitamos que as pessoas pratiquem os cuidados básicos, como não deixar água acumulada, assim como abrir suas casas para que os agentes possam realizar seu trabalho normalmente”, ressaltou o diretor da Vigilância Sanitária.
As palestras educativas em empresas, escolas e outros locais da cidade sobre os riscos, não só da dengue como também da doença de Chagas, esquistossomose e leishmaniose, é outra ação desenvolvida pelo órgão municipal. “Hoje temos 10 funcionários responsáveis por ministrar as palestras em diversos lugares. Nessa questão, a política da secretaria é sempre defender a tese de que o ensino sobre como cuidar bem do ambiente em que a pessoa vive deve acontecer desde os primeiros anos de escola e, nesse sentido, repassar as orientações para esse tipo de público são muito importantes e eficientes”, ressaltou.
Hoje (5) e amanhã (6) os alunos da Escola Municipal Atanázio Leonel e moradores do jardim São Jorge serão os contemplados com as palestras educativas. Na quinta-feira, os agentes orientam os pais e alunos da Escola Municipal Miguel Bespalhok, no conjunto Antares. Esses mesmos procedimentos acontecem na sexta-feira, mesmo dia em que o Centro de Eventos do Instituto de Ensino Superior de Londrina (Inesul) recebe uma exposição e orientação sobre a dengue.
As visitas dos agentes e atividades, conforme João Martins, também erão realizadas no final de semana. No sábado (8) ocorre um evento promovido pela Associação da Melhor Idade na praça da rua Serra da Esperança, das 9h às 13h. No mesmo dia, 175 funcionários recebem as orientações no jardim Bratac, às 13h. Os serviços, ainda no sábado, acontecem no evento realizado pela Igreja Presbiteriana Central no jardim Interlagos, às 13h e das 9h às 18h, os agentes atuam em um evento organizado pela Associação Moradores do Igapó. “Fechando as atividades da semana, as pessoas que comparecerem no dia 9, ao “Domingo é a Gente que Faz”, no lago Norte, das 13h às 18h, também serão orientadas sobre o risco da dengue e de outras doenças”, finalizou.
(Londrina, 5 de maio de 2010)
Foto reprodução: Luiz Jacobs