Sema promove atividades educativas de Meio Ambiente
A secretaria realiza dois projetos semanais com o objetivo de orientar e sensibilizar os participantes, quanto à preservação e conhecimento do meio ambiente
A Secretaria Municipal do Ambiente (Seman) promove, amanhã (25), mais uma visita do ônibus do projeto “Biblioteca Móvel”, que vai até a Escola Municipal Tereza Canhadas Bertan, no conjunto União da Vitória IV, levar materiais didáticos sobre o meio ambiente aos 120 alunos de 7 e 8 anos, divididos em quatro turmas do período da tarde. Nos, dias 26 e 27, o projeto se dirige à Escola Municipal Dalva, para atender 120 estudantes com faixa etária de 7 a 9 anos, que serão atendidos nos período matutino e vespertino, e que também vão poder ler livros, ver audiovisuais e receber orientações sobre o ecossistema no qual estão inseridos. A semana prossegue na sexta-feira (28) com o atendimento da Escola Municipal Corina Mantovan Okano, no distrito de Maravilha. Serão três turmas, com 20 alunos cada, com faixa etária de 7 a 9 anos. O secretário municipal do Ambiente, Carlos Eduardo Levy, explicou que, no projeto, é feita uma abordagem didática sobre o assunto, através de apresentações, jogos interativos e materiais para consulta. “É importante sensibilizarmos as pessoas desde a infância, trabalhando a questão de meio ambiente na escola, o que possibilita a eles levarem novos conceitos para casa”, salientou. Levy informou ainda que todas as escolas municipais de Londrina, incluindo os distritos, já têm uma data agendada na Sema, porém, o projeto atende outros públicos, através de mutirões, eventos ou outras solenidades onde há a possibilidade de apresentar o “Biblioteca Móvel”.
Descobrindo o parque A Sema recebe no parque Arthur Thomas, nesta semana, três grupos que vão conhecer o projeto “Descobrindo o Parque”. Na quarta-feira (26), os monitores vão atender, no período matutino, 30 alunos da Escola Estadual Olympia Morais Tormenta, com idades entre 16 e 17 anos. Na parte da tarde, o Centro de Formação Cidadã vai levar aproximadamente 40 adolescentes de 12 a 16 anos, para conhecerem o parque e receber orientações sobre o meio ambiente. No dia 28, a Morais Tormenta leva mais 30 estudantes. Os grupos serão acompanhados por um monitor da Sema e receberão informações e orientações sobre o cuidado com o meio ambiente (fauna, flora, relevo, impactos ambientais, história do local e da usina comportada por ele, entre outros). As atividades são realizadas da seguinte forma: primeiramente, os estudantes visitam o centro de educação ambiental do Arthur Thomas e assistem a um vídeo institucional. Logo após, o monitor passa instruções sobre a caminhada. Depois, durante o percurso, o profissional orienta o grupo com informações sobre o parque, a usina e outros. Segundo os dados divulgados pelo parque, são atendidas semanalmente, pelo projeto, cerca de 230 pessoas, com idades entre 11 e 17 anos. Para agendar uma visita, basta o interessado entrar em contato com a Sema, pelo telefone 3341-9660.
(Londrina, 24 de maio de 2010)




