Cidadão
Londrina ganha 3ª horta comunitária na região oeste
Prefeito participou ontem, da entrega da horta no centro de convivência do Idoso “Benedito Camargo Sobrinho”, do grupo da terceira idade Nakayoshi Kurabu
Londrina ganhou ontem a terceira horta comunitária. Foi no centro de convivência do Idoso “Benedito Camargo Sobrinho”, do grupo da terceira idade Nakayoshi Kurabu, região oeste da cidade. Em uma solenidade simples, o prefeito Barbosa Neto, recebeu os primeiros pés de alface oriundos da horta, entregando à comunidade a benfeitoria.
“Estamos muito agradecidos. A horta é algo mais que a colheita de hortaliça. Queremos melhorar a qualidade dos alimentos e ensinar cidadania para crianças, jovens e adultos”, disse a senhora Yoshie Shimizu, coordenadora do projeto.
Barbosa Neto parabenizou as responsáveis pela horta comunitária e falou da importância deste projeto do governo. “É uma obra comunitária que traz ensinamentos para todos”, discursou. Ele lembrou que as hortas são bastante valorizadas em países desenvolvidos, principalmente nos chamados de “primeiro mundo” e o governo municipal vai espalhar este projeto para toda a cidade. “Se você tem um espaço vazio no fundo de casa, não valoriza, queremos que você plante, que construa sua horta, que consuma produtos orgânicos, ecologicamente saudáveis”, afirmou.
Participaram da solenidade, as secretárias da Agricultura e Abastecimento, Marisol Chiesa; da Educação, Vera Hilst; do Idoso, Liz Clara e a presidente do Provopar, Mildred Galvão Bueno. Os alunos do colégio estadual Kazuco Ohara vieram conhecer a horta.
Durante o seu discurso, o prefeito lembrou de ações realizadas na região oeste, como o recape asfáltico na avenida Arthur Thomas e a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, que terá 24 leitos e cuja a construção deve ser iniciada em 60 dias.
No horta do centro de convivência “Benedito Camargo Sobrinho” foram plantados negui (cebolinha japonesa), nira (parecido com folha de alho e usado no tempurá), rúcula, alface, couve manteiga, rabanete, ervilha torta, cenoura e salsinha. O negui, um dos ingredientes principais na elaboração do sukiaki, será utilizado em eventos da culinária japonesa.
Das outras duas hortas comunitárias implantadas pela Prefeitura de Londrina uma está localizada no 3º Distrito Policial, no jardim Bandeirantes, e é utilizada para auxiliar na alimentação das 60 detentas recolhidas no local e a outra fica na sede da Organização Não Governamental (ONG) “Reciclando Vidas”, na Vila Marízia, região central e serve para alimentação dos moradores da região.
(Londrina, 26 de maio de 2010)