Cidadão

Secretarias promovem encontro sobre Saúde da Mulher

O evento, que ocorre amanhã (28) no sindicato dos Metalúrgicos, das 13h às 18h, discute a saúde e o resgate dos princípios de equidade e integralidade da mulher


Nesta sexta-feira (28), as secretarias municipais da Mulher e da Saúde, em parceria com o Ylê Axé Opô Omim, promovem no auditório do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e de Material Elétrico de Londrina e Região, localizado na rua Bahia, nº. 430, das 13h às 18 h, o II Encontro “A Saúde da Mulher no Ciclo da Vida”, evento realizado para marcar o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e o Dia Nacional de Redução da Morte Materna.
A secretária da Mulher, Sueli Galhardi, explicou que o evento é destinado, principalmente, aos profissionais de saúde e aos membros dos Conselhos Municipais da Saúde e dos Direitos da Mulher, além de lideranças comunitárias. “Esta é uma ação propositiva que visa garantir a “intersetorialidade” das ações e, durante o encontro, vamos discutir sobre as especificidades, necessidades e as estratégias para o envolvimento de toda a sociedade na promoção da saúde da mulher”, destacou.
Segundo a secretária, o histórico da desigualdade de gênero tem impacto negativo sobre a saúde das mulheres. “Elas ainda encontram dificuldade de decidir sobre seu próprio corpo e sua vida. A feminilização da Aids, por exemplo, é um reflexo dessa desigualdade, pois muitas mulheres ainda não conseguem negociar o uso do preservativo ou outras práticas anticoncepcionais com seu parceiro”.
A assessora de enfermagem da Secretaria de Saúde e uma das palestrantes do evento, Adriana Henriques Ribeiro Menezes, apresentará no encontro a Campanha Nacional do Dia Mundial Sem Tabaco, que ocorre no próximo dia 31, e terá como tema “Tabaco e Gênero com Ênfase no Tabagismo Feminino”. “Nós vamos mostrar os malefícios causados pelo cigarro na saúde da mulher”, salientou.
A enfermeira Marta Lucia de Oliveira Carvalho, vai ministrar, uma palestra sobre a “Atenção Integral à Saúde da Mulher”, que aborda os princípios da equidade, apresentando um olhar específico para cada grupo. Outro tema a ser debatido será a implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da População Negra, publicada em maio de 2009, que será apresentado pela conselheira municipal de Saúde, Terezinha Pereira da Silva (Mãe Omin), do Ylê Axé Opô Omim.
O II Encontro “A Saúde da Mulher no Ciclo da Vida” tem, também, o apoio do Núcleo de Estudos Afro Asiáticos (NEAA) / UEL; da Rede de Mulheres Negras do Paraná e da Rede Nacional de Religiões de Matriz Africana e Saúde; Conselhos Municipais de Saúde, Mulher e Promoção da Igualdade Racial.
(Londrina, 26 de maio de 2010)

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos