Cidade
Sema programa ações para o Dia Mundial do Meio Ambiente
Mutirões, palestras e workshops devem ocorrer ao longo da semana, para conscientizar a população e divulgar o trabalho de preservação da natureza
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) programou diversas ações para esta semana, iniciando no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho. A programação planejada pela Secretaria inclui mutirões, palestras e um workshop, e vai agregar cursos técnicos, de graduação e pós-graduação especializadas em meio ambiente, além de associações de moradores e instituições da cidade.
O secretário de Meio Ambiente, Carlos Eduardo Levy, ressaltou a importância da programação. “Este é um período que concentra as discussões sobre agenda ambiental não só em Londrina, mas no mundo inteiro. É interessante para divulgar as ações que estão sendo tomadas neste sentido”, afirmou.
Para o sábado (5), abrindo a Semana, está programado o tour “Belezas Naturais de Londrina”. O ônibus vai sair da avenida Leste-Oeste, atrás do Museu Histórico da cidade, às 13h. O ambientalista João Batista de Souza, o João das Águas, é quem vai coordenar o passeio. “Queremos mostrar aos londrinenses que, mesmo em uma metrópole de 500 mil habitantes, existem lugares desconhecidos, e chamar a atenção deles para a preservação das águas”, afirmou.
“O que a gente quer é fazer com que o londrinense se apaixone pela sua cidade”, completou o ambientalista. Um dos ônibus que fará o trajeto está reservado para os escoteiros. Para preencher o outro ônibus, os interessados devem ligar no celular de João das Águas, que é quem vai organizar uma lista de presenças. São cerca de 30 lugares disponíveis, e o número do telefone é 9993-7583.
Ainda no sábado, o Viveiro Municipal vai realizar uma série de atividades em parceria com associações de moradores, escolas e o Serviço Ambiental Voluntário (Salvo). No Jardim Monte Carlo, funcionários fazem o plantio de flores e plantas ornamentais no canteiro central da Avenida das Américas, em parceria com a Associação de moradores e Escolas da região.
Também será efetuado o plantio de árvores e plantas forrageiras para cobertura do solo no fundo de vale do ribeirão Cambé, Jardim Portal de Versales, em parceria com as escolas da região e o Salvo. No jardim Burle Marx, serão plantadas de mudas de árvores nativas no fundo de vale do Córrego Tucanos, em parceria com a Associação de moradores e Salvo. Levy avaliou a importância destes mutirões por envolverem a população no cuidado com as áreas verdes
Durante a semana, um ciclo de palestras compõem as opções de atividade da Semana. O secretário Carlos Eduardo Levy afirmou que o workshop será uma oportunidade de analisar o panorama da situação ambiental em Londrina, sob a ótica de diversos temas. “Vamos avaliar a efetividade das políticas públicas e traçar planos para os próximos anos”, declarou.
Na segunda-feira (7), após a abertura do evento, que começa às 19h, o tema do painel será a biodiversidade. Serão três palestrantes, o Prof. Dr. José Marcelo Torrezan, da UEL, Nilson Ladeia de Carvalho, da Emater, e o secretário de Meio Ambiente, Carlos Eduardo Levy. Depois do coffee break, haverá abertura para debate com os presentes.
Na terça (8), os resíduos serão o mote das palestras, a partir das 19h, encabeçadas pelo secretário Carlos Eduardo Levy, pela gerente de coleta seletiva da CMTU Marilis Garanis e pelo Prof. Dr. André Hossaka, da UEL. Também após as 21h, os presentes poderão encaminhar perguntas e debater com os palestrantes sobre o tema abordado.
Para quarta-feira (9), também às 19h, as tecnologias ambientais desenvolvidas pelo município serão explicadas por Fernando Barros, do Consemma/Master Ambiental, João das Águas, do Instituto Ecometrópole, e Pablo Melo Fajardo, da ONG Tudo Verde.
Por fim, na quinta (10), os trabalhos produzidos por alunos dos cursos técnicos em Meio Ambiente dos colégios estaduais Albino Feijó Sanches e Olympia Moraes Tormenta serão exibidos. Todas as palestras acontecem na sede do Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (Ceal), que fica na avenida Maringá, 2013.
“Pretendemos integrar as ações nesta semana para mostrar como as várias instituições da cidade se preocupam com o meio ambiente. Além disso, este ano foi escolhido pela Unesco como ano da Biodiversidade, então vamos abordar este tema também na nossa programação”, destacou o secretário.
Promovem a Semana, além da Sema, a Secretaria Municipal de Educação, o Instituto Ecometrópole, o Conselho Municipal de Meio Ambiente (Consemma), Serviço Ambiental Voluntário (Salvo), o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), as Universidades UEL, Unopar e UTFPR, a Emater, os Colégios Estaduais Albino Feijó Sanches e Olympia Moraes Tormenta, as ONG Meio Ambiente Equilibrado (MAE) e Alma.
(Londrina, 3 de junho de 2010)