Cidade

Cerimônia marca formatura de alunos do Proerd

Mais de mil estudantes da quarta série de escolas municipais receberam certificado pela participação no programa de resistência às drogas e à violência


80d8afdc805c226cd9c7ab574210db55Foi entregue hoje a 1.048 estudantes de 9 e 10 anos da Rede Municipal de Ensino o certificado de conclusão do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Após passarem por 10 lições sobre os malefícios físicos e psicológicos provocados pelo uso de substâncias entorpecentes durante o primeiro semestre deste ano, as crianças, que estão na quarta série do ensino fundamental de 16 escolas municipais, foram homenageadas no ginásio Moringão.
O Proerd é executado em Londrina pela 4ª Companhia do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária da Polícia Militar (PM), sob comando do capitão Walter João Marques Luiz, em parceria com a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e tem como objetivo conscientizar os jovens participantes sobre os perigos de imergir no mundo das drogas e os benefícios de uma vida saudável. Essa foi a primeira formatura do programa na gestão Barbosa Neto.
“O Proerd representa um trabalho de prevenção, não só às drogas, mas à criminalidade que é formada pelo uso de drogas. É uma ação que gera frutos no futuro, com a diminuição do número de crimes” ressaltou o capitão Walter Luiz, que completou: “além desse objetivo, há também o cunho de aproximar a PM das comunidades, mostrando que a polícia está presente para ajudar a população”, salientou.
Para o prefeito Barbosa Neto, que compareceu à solenidade, iniciativas como o Proerd80d8afdc805c226cd9c7ab574210db55 são importantes para a formação da cidadania. O prefeito destacou a relevância de uma vida livre dos entorpecentes. “Droga, como o próprio nome já diz, faz mal à saúde. Se deus nos deu a dádiva da vida, é para nós cuidarmos dela e cuidarmos da nossa saúde”, afirmou.
Compareceram ao evento os secretários municipais de Educação, Vera Hilst, de Defesa Social, Benjamin Zanlorenci e da Mulher, Sueli Galhardi; o presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Paulo Roberto de Oliveira, a superintendente de Desenvolvimento Educacional do Paraná, Lígia Camargo, o vereador Sebastião dos Metalúrgicos, o presidente da Caapsml, Denio Ballarotti e assessores dos deputados federais André Vargas e Alex Canziani. Também estiveram presentes os alunos do curso de formação da Guarda Municipal de Londrina.
O programa
Iniciado em 2000 no Paraná, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência atua, atualmente, em 227 municípios do estado. Já foram formados pelo programa quase um milhão de alunos de nove a doze anos que estudam das quartas às sextas séries do ensino fundamental, em instituições particulares, estaduais e municipais de ensino.
Além das aulas ministradas às crianças, a Polícia Militar tem ações do Proerd voltadas aos adultos, como o chamado “Curso para Pais”, que consiste em cinco lições destinadas aos pais e responsáveis.
(Londrina, 31 de maio de 2010)
Fotos: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos