Cidade
Irerê ganha sede do Viva Vida para atender 80 crianças
Distrito de Irerê recebeu no último sábado, mutirão “Viver em Londrina é Bom Demais”, que reúne serviços de saúde, assistência social, jurídica, além de atividades físicas e culturais
A Prefeitura de Londrina realizou no sábado (29), o oitavo mutirão de serviços “Viver em Londrina é Bom Demais”. Pela primeira vez, os serviços de saúde, assistência social, jurídica, além de atividades físicas e culturais foram realizados em um distrito rural, o de Irerê. Ao todo, 78 idosos foram atendidos nas diversas especialidades médicas ofertadas em parceria com a Associação Galvão Bueno, como ginecologia; otorrinolaringologia; cardiologia; ultrassonografia e oftalmologista.“É um distrito que representa uma cidade. Saímos daqui mais realizados com o atendimento de 78 idosos, feitos por mais de 20 médicos de diversas especialidades”, disse o cardiologista Luiz Carlos Miguita, vice-presidente da Associação Galvão Bueno e coordenador da equipe médica.
Outro destaque do mutirão foi a inauguração da sede do programa Viva Vida, que vai atender 80 crianças e adolescentes de 6 a 14 anos do distrito com atividades sócio-educativas, como teatro, música e esporte, no salão da Paróquia São José, localizada na rua Antônio Calheiros, nº 149.
O prefeito Barbosa Neto esteve presente e disse que ação da prefeitura é uma atitude de respeito pelo povo de Irerê. “Os distritos viveram uma situação de abandono nos últimos anos. Estamos aqui para restabelecer a dignidade que vocês merecem”, afirmou. O prefeito abordou também que, além dos serviços do mutirão, estavam previsto para os próximos dias, a inauguração da Academia ao Ar Livre e a ampliação de horários dos ônibus do transporte coletivo para o distrito.
Na opinião do prefeito Barbosa, a inauguração de mais uma sede do Viva Vida é a demonstração de seu compromisso com as políticas públicas implantadas por gestões anteriores e que apresentam resultados satisfatórios. “Disseram que eu ia acabar com a Viva Vida. Não só mantive, como estou ampliando este serviço para crianças e adolescentes”, discursou.
Entre as autoridades presentes no mutirão, compuseram o palco durante a solenidade de abertura da sede do Viva Vida, os secretários municipais de Assistência Social, Jaqueline Micali; da Agricultura e Abastecimento, Marisol Chiesa; do Idoso, Liz Clara; da Mulher, Sueli Galhardi, a presidente do Provopar, Mildred Galvão Bueno e o líder comunitário Sebastião Valdecir de Carvalho. Ao lado do prefeito, eles acompanharam a apresentação de percussão dos adolescentes do Centro de Formação Cidadã (CFC) e do ProJovem Adolescente de Guaravera.
Outros números do mutirão “Viver em Londrina é bom demais”: 40 cortes de cabelo pelo Instituto Embelleze; 50 mudas de arvores distribuídas pela Secretaria do Ambiente e 20 cadastros da Tarifa Social da Água, feitos pela Sanepar. O escritório da Dra. Shiroko Numata orientou os moradores nas áreas trabalhista, previdenciária e familiar; o Procon, a Secretaria da Mulher e do Idoso orientaram sobre os programas efetuados pelos respectivos órgãos. A Fundação de Esportes de Londrina (FEL) realizou atividades físicas com as crianças. A Banda de Músicos de Londrina animou a manhã dos moradores de Irerê e a Secretaria Municipal de Saúde, presente com a barraca de Epidemiologia, orientou sobre a dengue e outras doenças.
O mutirão é uma ação da Prefeitura de Londrina em parceria com o Provopar, SESC, Sanepar e Associação Beneficente Galvão Bueno. Voluntariamente, os médicos que atenderam a comunidade foram as equipes comandadas pelos médicos Issamu Onishi, Luiz Carlos Miguita e Frank Ogata, além das enfermeiras e técnicas de enfermagem da Mater–Ter Admirabilis. Profissionais do Hospital Gastroclínica, Hospital Ortocentro, Centro de Doenças do Coração, Laboratórios CETEL e Hoftalon estiveram presentes, assim como os soldados do Tiro de Guerra.
(Londrina, 31 de maio de 2010)
Foto: Luiz Jacobs




