Cidade
Proerd forma 1.048 crianças da rede municipal de ensino
O projeto, destinado às crianças das 4ª séries, tem como objetivo orientar e prevenir contra o uso de drogas e fazê-las difusoras de informação
Nesta segunda-feira (31), 1.048 crianças, com idades entre 9 e 10 anos, de 16 escolas municipais de Londrina vão participar da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Será no Moringão, a partir das 15h30.
A secretária municipal da Educação, Vera Hilst, destacou que o Proerd faz um trabalho de prevenção contra as drogas. “A ação é de extrema importância para as crianças que estão entrando na pré-adolescência. No próximo ano, quando elas forem para a 5ª série, e ficarem ainda mais vulneráveis, saberão como devem agir para se afastarem da droga.”
A assessora executiva da Educação, Heloisa Botelho, explicou que o projeto é destinado às crianças de 4ª série do ensino fundamental, e tem como objetivo orientar e prevenir contra o uso de qualquer droga. “Os alunos recebem aulas preventivas durante 11 semanas dos policiais voluntários da Patrulha Escolar, e em contrapartida, a Secretaria fornece o material didático do programa.”
O tenente do 4º Batalhão da Patrulha Escolar, Fernando Bonifácio Ferreira, destacou que além da prevenção, as crianças são difusoras de informação, pois elas influenciam em casa, orientando e até os advertindo os familiares com base naquilo que aprenderam. “Nós recebemos muitos elogios dos pais, devido ao trabalho desenvolvido, e alguns deles até pararam de consumir álcool ou cigarro por causa dos filhos que falaram sobre os males causados pela droga”, exemplificou.
A terceira sargento da Patrulha Escolar e instrutora do Proerd, Edimara Sacoman Coelho, falou que o projeto teve início em 2000, na Ilha do Mel, litoral do estado, e no mesmo ano foi difundido para todo o Paraná. Ela explicou que durante as aulas, abordam temas de como as crianças devem agir diante de situações que envolvam drogas licitas ou ilícitas e os perigos em se utilizar algum entorpecente, mas também de como ter disciplina e ajudar na estrutura familiar.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) é uma parceria do 4º Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária da Polícia Militar com a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação.
(Londrina, 28 de maio de 2010)




