Cidadão
Sábado tem vacinação contra a pólio e H1N1
A Saúde realiza neste sábado (12) as campanhas de vacinação contra a paralisia, para crianças de 0 a 4 e contra H1N1, para a faixa de 2 a 4 anos

A meta da Secretaria é vacinar mais de 33 mil crianças. De acordo com o secretário de Saúde, Edson de Souza, desde 1984 não são registrados casos da doença na cidade. “Esperamos continuar mantendo a meta de vacinação para não termos casos da doença nas crianças”, declarou.
A vacina da poliomielite é rápida e indolor, com ela pode-se evitar que a paralisia infantil. “É importante que as pessoas tenham noção da importância da vacinação para mantermos a erradicação”, acrescentou Souza. A segunda fase da vacinação será realizada no dia 14 de agosto.
H1N1
Os postos de saúde vão vacinar também as crianças de 2 a 4 anos que ainda não tomaram a vacina contra a gripe A. Em Londrina, a meta era vacinar mais de 256 mil pessoas, até a última quarta-feira (9) foram contabilizados cerca de 235 mil, o que representa 91,7% da expectativa.
Para receber as vacinas, basta que os pais ou responsáveis compareçam a um dos postos de vacinação, munidos com a carteira de vacinação das crianças. O secretário, Edson de Souza, revelou que na próxima segunda-feira (14) será a vez dos professores e funcionários de escolas públicas e privadas dos níveis fundamentais, médios e superiores a receberem a imunização.
A vacina infantil é dividida em duas doses, sendo que a segunda deve ser realizada 30 dias após a aplicação da primeira. A Secretaria divulgou que até o dia 9 de junho 7.532 crianças, entre seis meses e dois anos, receberam a 2ª dose da vacina, representando 63% da meta inicial. Já as crianças entre dois e nove anos com doenças crônicas foram vacinados 61,3%, ou seja, 5.854.
(Londrina 10 de junho de 2010)
Foto: Luiz Jacobs