Cidadão

Saúde visita 48 bairros para combater a dengue

Agentes da Secretaria de Saúde vão percorrer residências durante essa semana orientando a população e eliminando focos de dengue e outras doenças


O setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde tem 30 equipes trabalhando nesta semana nas visitas domiciliares para orientação e eliminação dos focos de dengue nos bairros de Londrina. O coordenador do setor de Endemias, Elson Belisário, explicou o trabalho que é feito pelos agentes. “Eles visitam todas as residências dos bairros, prestam orientação para a população, retiram os criadouros e, quando isso não é possível, em caso de pontos fixos, por exemplo, aplicam larvicida.”
Os agentes visitam os bairros de segunda a sexta-feira. Essa semana, serão atendidos entre distritos, bairros e conjuntos habitacionais: Maravilha, União da Vitória, Cafezal, São Lourenço, Formigão, Jardim Igapó, Europa, Califórnia, Centro, Jardim Paulista, Vila Recreio, Kase, Vila Siam, Guanabara, Pôr-do-Sol, Columbia, Parque Ney Braga, Jardim Bandeirantes, Tokio, Pinheiros, Bancários, Santo Antônio, Leonor, Jardim Santa Rita, Santa Madalena, Jardim do Sol, Jardim Coliseu, Chefe Newton, Palmas, Cervejaria, Vitória Régia, Antares, Jardim Santa Fé, Ideal, Lindóia, Eucaliptos, Mister Thomas, Aragarça, Alexandre Urbanas, Jardim Paraíso, Santa Mônica, Aquiles Stenghel, Maria Cecília, Residencial Catuaí, Jardim Planalto, Marieta, Maria Celina e Parque São Jorge.
Outras duas equipes vão visitar pontos estratégicos (como borracharias, ferros-velhos, oficinas) no Conjunto Saltinho, Posto Formigão, Parque Ouro Branco, Interlagos, Jardim Santa Fé, Marabá, Jardim Meton, Jardim Castelo, além do Estádio do Café, Jardim Columbia, Petrobrás, Conjunto Maria Celina, Jardim Bandeirantes e Parigot de Souza.
“Os agentes vão pesquisar esses locais, e, se forem encontrados focos, dois procedimentos podem ser tomados: ou aplicam larvicida, para matar as larvas de mosquito, ou inseticida, para matar insetos adultos”, explicou Belisário.
No Parque São Jorge, sete agentes realizam trabalho contra a esquistossomose. Eles visitam as residências coletando fezes, que depois serão submetidas a exame para detecção de verminoses e esquistossomose. Belisário explicou que o projeto é desenvolvido em parceria com a Universidade Estadual de Londrina. Caso sejam detectadas contaminações, os agentes encaminham a pessoa ao posto de saúde. Quando há presença de esquistossomose, a equipe de Endemias da Secretaria realiza acompanhamento.
Outra equipe, ainda, pesquisa a zona rural de Londrina buscando eliminar os “barbeiros”, insetos vetores da Doença de Chagas. Nesta semana, cinco agentes visitam o Sítio Colônia da Saúde e a Fazenda Rancho Alegre. Na segunda-feira (7), 12 novos agentes foram treinados na Secretaria de Saúde para realizar os trabalhos de endemias.
Além das visitas, as ações da equipe de Endemias também incluem trabalhos educativos. Hoje (8), dois agentes ministraram uma palestra na Sipat Cohab, e no período da tarde realizam exposições sobre as mais diversas endemias. Na quarta e quinta-feira, a programação é voltada às crianças, com teatro de fantoches no Centro de Educação Infantil do Hospital Universitário. Na quarta (9), ainda será atendida a creche do Jardim Pérola, e, na quinta, a creche da UEL, próxima ao Centro de Educação Física.
Ainda na quinta-feira, agentes vão realizar, junto com profissionais do SESC, exposição sobre endemias no calçadão de Londrina, em frente ao Banco do Brasil. No domingo (13), uma equipe acompanha o programa da Secretaria do Ambiente (Sema), “Visite o Parque”, no Parque Arthur Thomas. Também farão exposição no Domingo é a gente que faz, programa da Prefeitura Municipal que é realizado no Lago Norte.
(Londrina, 8 de junho de 2010)

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos