Cidadão
Saúde promove vacinação contra poliomielite e H1N1
A secretaria realiza neste sábado (12) as campanhas de vacinação contra a paralisia, para crianças de 0 a 4 e contra H1N1, para a faixa de 2 a 4 anos
A Secretaria Municipal de Saúde promove neste sábado (12), das 8h às 17h, em todas as Unidades de Saúde de Londrina e nos postos volantes, como escolas, farmácias e supermercados, a campanha de vacinação contra a poliomielite para crianças de 0 a 4 anos. A doença é transmitida através do vírus que causa a paralisia.
A diretora de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, Sandra Caldeira, explicou que a meta é vacinar 33.130 crianças em Londrina. A campanha têm como objetivo manter erradicada a poliomielite, através da manutenção imunológica do grupo infantil. “Durante o ano, nós fazemos duas campanhas de vacinação para reforçar as doses normais que as crianças devem tomar até os 5 anos”, destacou a diretora.
H1N1
Durante a campanha, os agentes de saúde vão vacinar também as crianças de 2 a 4 anos que ainda não tomaram a vacina contra a gripe A. Na cidade, até o dia primeiro de junho, foram contabilizadas 5.900 crianças, das 20.103 que devem receber a imunização dentro deste grupo.
De acordo com Sandra Caldeira, estes dados só não são maiores, pois, uma parte das crianças nesta faixa etária já receberam a vacina, por se enquadrar em outro grupo, e que não foram identificadas. “Nós vacinamos várias crianças dentro da categoria de `Doenças Crônicas abaixo de 60 anos`, mas que não era possível categorizar nos dois grupos”, explicou a diretora.
Para receber as vacinas, basta os pais ou responsáveis comparecerem em um dos postos de vacinação, munidos com as carteira de vacinação das crianças.
(Londrina, 8 de junho de 2010)