Programa VIDA é tema de reunião virtual do Compaz
A convidada irá falar sobre as práticas restaurativas no contexto escolar e como elas contribuem para fortalecer a conexão entre professores e alunos

O Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz) promove, nesta quarta-feira (29), a partir das 9h, um encontro virtual com a temática “Programa Vida na construção de uma cultura de paz em Londrina”. A reunião será realizada na plataforma do Google Meet e os interessados em assistir à palestra, podem acessar este link. A atividade é aberta ao público e o limite máximo é de 250 pessoas.

Nesta oportunidade, a convidada é Carla Cordeiro, professora da rede municipal de Londrina, conselheira do Compaz e coordenadora do Comitê de Implantação de Estratégias das Práticas Restaurativas nas unidades escolares do Município.
A professora irá tratar sobre o Programa VIDA da Secretaria Municipal de Educação (SME), como surgiu e quais ações vêm sendo realizadas por meio dele, principalmente neste período de pandemia da Covid-19. “Nesta reunião, será abordado sobre o programa, sua continuidade em época de distanciamento social e as ações que estamos desenvolvendo com as famílias e professores, por meio de lives e vídeos. O programa surgiu com o objetivo de sistematizar uma pedagogia mais humanizada e é baseado na metodologia do Amor Exigente e da Justiça Restaurativa”, explicou Cordeiro.
Ainda de acordo com a convidada, os temas tratados são trabalhados na área da educação a fim de ajudar os educadores, alunos e a comunidade, visando trazer ganhos para a qualidade de vida e construir um futuro melhor e mais humanizado. “É importante estimular um círculo de diálogo no contexto escolar, porque isso possibilita fortalecer um vínculo de harmonia nos relacionamentos existentes”, completou.
Para o secretário do Compaz e gestor da ONG Londrina Pazeando, Luis Claudio Galhardi, as práticas restaurativas no contexto escolar contribuem para criar uma conexão entre as pessoas e ajudam na construção de uma cultura de paz. “Nós, seres humanos, seja qual for o espaço onde estivermos, praticamos o diálogo. Dessa forma, a escola deve ter um acolhimento inicialmente com a criança e o jovem, desenvolvendo uma conexão e empatia entre eles. O círculo de diálogo colabora com a construção desta conexão e possibilita que, dentro do contexto escolar, os alunos conversem sobre o que os incomodam, quais são seus sentimentos em relação a si próprio, com os seus colegas e familiares”, disse.
Programa VIDA – Por meio de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SME), o programa tem como objetivo ensinar que existem várias maneiras de solucionar um conflito sem a utilização de violência, seja esta física, psicológica ou moral. É uma ação voltada para os educadores, pais, responsáveis e alunos da rede municipal.
Encontros virtuais – As palestras são realizadas semanalmente, sempre com um convidado de diferentes regiões para tratar de temas diversos. Esta é a 15ª reunião promovida pelo conselho. Após as discussões, os vídeos ficam disponíveis no canal do Youtube Pazeando Palestras.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o secretário do Compaz e gestor da ONG Londrina Pazeando, Luis Claudio Galhardi, número (43) 9 9996-1283 ou com a professora e conselheira do Compaz, Carla Cordeiro, número (43) 3375-0113.
Texto: Luana Souza sob supervisão dos jornalistas do N.Com