Cidadão

Saúde faz prevenção contra a dengue em toda a cidade

Cerca de 230 agentes visitam estabelecimentos comerciais, prédios e residências do município; imóveis fechados são a principal dificuldade encontrada na operação


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Vigilância Sanitária, está cumprindo, nesta semana, um cronograma de visitas a estabelecimentos comerciais, residências e prédios, dentre outros locais, das regiões central, norte, sul, leste e oeste com o objetivo de detectar focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. Cerca de 230 agentes, divididos em 40 equipes, são responsáveis por orientar a comunidade sobre os riscos da doença.
Segundo o diretor da Vigilância Sanitária, João Martins, a principal dificuldade encontrada pelos agentes são os imóveis fechados. “Temos casos em que passamos cerca de duas a três vezes por dia na mesma residência mas acabamos não encontrando o proprietário. Isso dificulta nosso trabalho, já que não é possível saber se há focos do mosquitos nestas casas. Para isso, colocamos um material informativo nestes locais alertando que os agentes passaram por esta região”, ressaltou.
De acordo com ele, novas estratégias têm sido desenvolvidas para situação como essas. “Realizamos então uma operação no final de semana, período onde as pessoas geralmente estão em casa. Fizemos isso no último sábado na região oeste, quando visitamos 576 imóveis ao todo. Desse número, 328 casas puderam ser visitadas pelos agentes. Porém, o mesmo não aconteceu com as outras 248 residências, já que estas estavam fechadas’’, disse o diretor.
Ainda segundo João Martins, Londrina registra atualmente 749 casos confirmados da dengue. Na região central foram contabilizados 313 casos, menor que os números detectados na região leste, que apresenta 180. Já as regiões oeste e sul estão com 112 e 77 casos, respectivamente. Na região norte, 57 pessoas estão contaminadas com a dengue. Por último, a zona rural apresenta 10 ocorrências da doença.
Educação
O itinerário contra a dengue também realiza trabalhos educativos nesta semana. Hoje (25) ocorre uma palestra na Companhia de Habitação (Cohab) de Londrina. Amanhã é a vez do evento do calçadão receber o serviço. Na quinta-feira, os trabalhos são realizados na Casa Acolhedora e no Parque Universitário. Sexta-feira é o dia da Feira de Saúde, o Mercadorama e a Escola Primeiros Passos serem beneficiadas com a ação, que também ocorre no final de semana.
No sábado (29) os moradores do distrito de Irerê serão orientados sobre como tomar cuidados básicos e os riscos da dengue. Fechando a semana, os trabalhos são realizados no evento “Domingo é a Gente que Faz”, no Lago Norte.
Locais previstos
Os jardins do Sol, Pindorama, União da Vitória, Cafezal I e II, Santa Joana, Roseira, Igapó, San Fernando, Califórnia, Kaze, Castelo, Panissa, Columbia, San Remo, Messiânico, Pinheiros, Quebec, Santo Antônio, Leonor, Santo André, Shangri-Lá, Coliseu, Ilda Mandarino, Paraty, Chefe Newton, Parigot de Souza, Mister Thomas, Eucaliptos, Vila Romana, Ernani Moura Lima, Alexandre Urbanas, Aragarça, Antares, Santa Fé, Lindóia, Santa Terezinha, Versalhes, Santa Mônica, Ilha Bela e Ideal estão sendo visitados pelos agentes.
Os conjuntos Semíramis, Maria Cecília, Vivi Xavier, Vitória Régia e além da Vila Brasil, Vila Recreio, Vila Marizia, além do Centro Social Urbano da Vila Portuguesa, das regiões próximas ao Hospital Universitário (HU) e da área central também recebem os serviços.
A operação inseticida é feita nos jardins Santa Fé, Marabá, Adriana, Piza, Califórnia, Bandeirantes, Leonor, Planalto, Columbia, Tóquio, assim como no Parque Ouro Branco, na Vila Santa Terezinha, o conjunto São Lourenço, a Vila Casoni e o Clube Primavera são contemplados com o trabalho.
(Londrina, 25 de maio de 2010)

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos