“Toda Quinta tem História” promove leitura em homenagem aos pais
O projeto tem como objetivo incentivar o público infantil à leitura; a ação acontece de forma virtual, sempre às quintas-feiras

A Secretaria Municipal de Cultura (SMC), por meio da Diretoria de Bibliotecas Públicas, divulga diariamente atividades na página do Facebook. Entre as ações publicadas, há o projeto “Toda Quinta tem História”, que através de vídeos dinâmicos e divertidos, tem como objetivo despertar o gosto pela leitura no público infanto-juvenil. Veja a contação na íntegra (acesse aqui).
Nesta quinta-feira (6), o livro “O homem que amava as caixas”, do escritor australiano Stephen Michael King, foi escolhido em homenagem ao Dia dos Pais. De acordo com a professora e contadora de histórias, Márcia Batista de Oliveira, a obra selecionada conta a trajetória de um homem apaixonado por caixas e por seu filho, e que através de ações pontuais, demonstra esse amor que não é dito verbalmente. “A escolha do livro foi uma forma de homenagear todos os pais. Às vezes é muito difícil para uma mãe ou pai dizer eu te amo. Nós agimos com amor, mas não sabemos dizer essas palavras. O livro traz a história desse pai, que por meio de atitudes simples, mostra que se importa com o seu filho”, disse.
Oliveira destacou que com as publicações on-line, o projeto tem alcançado mais pessoas e, reforçou, também, a proposta do trabalho. “O Toda Quinta tem História é para as crianças, mas não é voltado só para esse público. Com as publicações na página do Facebook, é possível abranger as famílias no geral. Nesse tempo de pandemia, eu sempre procuro um livro que possa sensibilizar pais e filhos, que transmita uma mensagem e, até mesmo que cause uma risada entre eles. Um dos nossos objetivos pontuais é aproximar o leitor sobre a beleza da leitura, fazendo com que as pessoas se apeguem a essa prática, porque é uma atividade que enriquece as famílias”, destacou.
A professora comentou ainda sobre o processo de adaptação na forma de contar histórias presencialmente para o formato virtual. “Eu sou contadora de histórias há muito tempo e esse novo formato tem sido diferente, porque faz falta eu ver os olhinhos das crianças, as risadas e os aplausos delas. Estou me adaptando ainda a este novo formato e estou procurando novos meios para melhorar os vídeos, a fim de prender a atenção das crianças. Mas, o objetivo principal é levar a história até eles e dar continuidade com o projeto. Assim, deixo o meu convite para que os pais, filhos e a família no geral, acompanhem o Toda Quinta tem História”, finalizou.
Outras atividades – A Diretoria de Bibliotecas Públicas também promove outras ações. As publicações visam dar continuidade às atividades ofertadas presencialmente, que agora tornaram-se impossíveis devido à pandemia da COVID-19. Os interessados podem ver as publicações clicando aqui. Os espaços das bibliotecas permanecem fechados ao público e o atendimento segue sendo por telefone (3371-6500) ou e-mail (biblioteca@londrina.pr.gov.br).
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a professora e contadora de histórias, Márcia Batista de Oliveira, número disponível no N.Com 3372-4188.
Texto: Luana Souza sob supervisão dos jornalistas do N.Com