Prefeito recebe mosaicos de arroz em homenagem a Londrina
As obras foram originalmente produzidas para o centenário da imigração japonesa, mas quadros lembram pontos históricos da cidade norte-paranaense
Esta semana, os artistas japoneses Yasuharu Ueda e Hideko Goto entregaram quatro mosaicos de arroz ao prefeito Barbosa Neto, sendo três deles para a prefeitura e uma para o acervo pessoal do dirigente. As obras foram desenvolvidas com alusão ao centenário da imigração japonesa no Brasil, destacando Londrina em títulos como “Primeira rodoviária de Londrina”, “Rodoviária Atual” e “Concha Acústica”. Em cada quadro, são colados cerca de 15 mil grãos de arroz, totalizando mais de duas semanas de trabalho apenas na colagem; também, é necessário um trabalho de desenho e desenvolvimento do tema.
A técnica com o alimento foi trazida para a região pela senhora Hideko, no início da década de 50, quando viu o trabalho de aproveitamento em uma revista japonesa. Atualmente, ela e o senhor Ueda produzem os mosaicos em um ateliê (espaço onde originalmente funcionava o escritório da multinacional em que ele trabalhava), com um grupo de mais 16 pessoas, inclusive alguns não orientais.
Mas a arte foi descoberta em Londrina, apenas em 2007, quando um caricaturista levou os quadros para exibição em um programa televisivo. Depois, os artistas foram convidados para exposições em shoppings e na Expo Imin 100, além de produzirem outras obras para homenagear pontos importantes da cidade.
Para o senhor Ueda, é uma honra poder retratar a história da imigração japonesa, principalmente em Londrina. “Foi muito difícil desenhar, porque a emoção pegava, o óculos ficava embaçado e não dava para ver direito. Poderia ter passado para um desenhista, mas será que o óculos dele embaçaria?”, orgulha-se o artista.
Além das obras entregues ao prefeito Barbosa Neto, mosaicos foram enviados também a Brasília, Curitiba e ao Consulado Japonês. “Os quadros foram feitos para comemorar os 100 anos de imigração japonesa, mas nada mais justo lembrar que pertencemos a Londrina. Então, deixar uma arte aqui foi uma honra”, festeja Ueda.
Visitas e exposições podem ser agendadas com o senhor Ueda pelo telefone 3357-1361. O espaço fica na avenida José de Alencar, 335, Jardim Shangri-lá.
Fotos: Luiz Jacobs




